16 MAR 2015
Saúde mantém cuidados após casos suspeitos de Meningite

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Saúde enviou para todas as escolas do município (redes municipal, estadual e particular), Unidades Básicas de Saúde e outros agentes de saúde da cidade um informe epidemiológico que contém diversas orientações sobre os cuidados com a meningite.

Também nesta segunda-feira, os agentes de Saúde voltaram até a Escola Pró-Futuro, no bairro Águas Claras, para continuar o trabalho de mapeamento e monitoramento de professores e alunos, não tendo registrado nenhum novo caso de suspeita da doença.

Informe Epidemiológico

A meningite é um processo inflamatório das meninges que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo).

O período de incubação da meningite dura em média 10 dias, podendo ocorrer variações por causa do agente etiológico. Sua transmissibilidade é variável, dependendo do tipo de agente infeccioso, diagnóstico e tratamento envolvido.

Vacina

Atualmente existem vacinas que previnem alguns tipos de meningite. As que estão disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança são:

• Vacina BCG que previne contra as formas graves de tuberculose;

• Vacina Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e H, influenza tipo b);

• Vacina Meningocócica do sorogrupo C que previne a infecção invasiva pelo meningococo tipo C.

Algumas das estratégias de prevenção e controle das meningites:

• Lavar as mãos com água e sabão;

• Evitar aglomerados humanos, principalmente se houver pessoas doentes nestes locais;

• Manter o ambiente arejado;

• Higienização dos ambientes de circulação de pessoas com água e sabão.

Alguns sintomas observados em pacientes maiores de um ano de idade:

• Febre de início abrupto;

• Náusea e vômito;

• Rigidez de nuca;

• Confusão mental;

• Torpor;

• Alteração de características do liquor (LCR- líquido cefalorraquidiano);

• Coma;

• Cefaleia;

• Prostração;

• Sonolência;

• Sinais de irritação meníngea (Kernig e Brudzinski);

• Delírios.

Em crianças menores de um ano de idade as manifestações clínicas acima descritas podem não estar presentes, assim, observa-se outras características:

• Irritabilidade ou agitação;

• Recusa alimentar;

• Presença ou não de vômitos;

• Abaulamento da fontanela;

• Choro persistente;

• Convulsões;

• Grito meníngeo (a criança grita ao ser manipulada quando ocorre a troca de fraldas).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024