11 MAR 2015
Viamão sedia curso de capacitação para policiais civis

Com o objetivo de humanizar o atendimento nas delegacias da Região Metropolitana, iniciou na terça-feira, 10 de março, uma capacitação voltada para policiais civis, visando um atendimento mais qualificado às vítimas de violência. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Viamão e faz parte das atividades da Semana Municipal da Mulher.

A iniciativa da 1ª Edição do "Curso de Sensibilização e Capacitação da Rede de Atendimento da Polícia Civil do RS" surgiu por meio da titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, delegada Viviane Nery Viegas. Durante a solenidade de abertura, a delegada Viviane ressaltou o apoio e incentivo que recebeu, o que permitiu a realização do seminário. “Este curso tem como objetivo apresentar novas possibilidades para lidar com as pessoas que procuram o serviço da Polícia Civil. Além disso, se apresenta como um momento para troca de experiências”.

O secretário de Segurança Pública do RS, Wantuir Jacini, esteve presente na solenidade de abertura e ressaltou a importância do atendimento humanizado. “As mulheres vítimas de violência precisam encontrar nas delegacias um bom lugar para serem atendidas, para que possam prestar suas queixas e receber auxílio adequado. Para que isso ocorra é necessário que o policial a receba bem”.

O vice-prefeito, André Pacheco, esteve no evento e ressaltou que a Prefeitura está preocupada com a segurança pública na cidade. “A prefeitura não mediu esforços para viabilizar a instalação da Delegacia da Mulher no município, que está localizada junto ao Pronto Atendimento Social 24 horas, onde também funciona o Serviço Municipal de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. É necessário integrar e articular os serviços de atendimento”. Por último, André desejou um bom curso a todos. “Que todos tenham um excelente trabalho e que possam extrair o máximo desse evento”.

Ao final da solenidade, o vice-prefeito, André Pacheco, presenteou o secretário de segurança, Wantuir Jacini, com o livro “Viamão, terra de oportunidades”.

A cerimônia de abertura contou também com a presença da promotora de Justiça do Ministério Público de Viamão, Roberta Morillos; do Chefe da Polícia Civil/RS, Guilherme Yates Wondracek; do diretor do Departamento de Policia Metropolitana (DPRM/PCRS), Marcelo Moreira da Silva; e do diretor da Divisão de Ensino da ACADEPOL/RS, Rafael Sobreiro.

A capacitação, que tem carga horária de 12 horas/aula, acontece durante os dias 10 e 11 de março, no auditório da Tecnopuc Campus Viamão, quando serão apresentados alguns painéis: Políticas Públicas de segurança para as mulheres; A Lei Maria da Penha e a realidade social; A função policial e a abrangência da Lei Maria da Penha; cuidando de quem cuida; e É preciso discutir o que é liberdade?.

Secretário de segurança, Wantuir Jacini.

Titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, delegada Viviane Nery Viegas, e equipe.

O vice-prefeito, André Pacheco, presenteou o secretário de segurança, Wantuir Jacini, com o livro “Viamão, terra de oportunidades”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024