11 MAR 2015
4ª Cavalgada Feminina em homenagem ao Dia da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no último domingo, 8 de março, ocorreu a 4ª Cavalgada Feminina Viamonense. O evento foi promovido pela União Tradicionalista Viamonense (UTV), através do Departamento Cultural da entidade; com o apoio da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC); e com a participação de diversas entidades ligadas ao tradicionalismo de Viamão.

A cavalgada partiu do CTG Setembrina dos Farrapos e seguiu até a sede campestre da Coopernorte, que fica na Estrada da Pimenta. As participantes percorreram cerca de 25 km no lombo do cavalo, pela zona rural de Viamão. Na chegada, as cavalarianas foram ovacionadas pelo público presente e receberam várias homenagens.

O lema da cavalgada deste ano foi "Cabo Toco", para homenagear a mulher que ingressou nas fileiras da Brigada Militar de 1923 a 1932, como enfermeira, e que salvou vários soldados na época.

Além da cavalgada, o Dia da Mulher foi comemorado pela UTV com uma intensa programação que contou com almoço; entrega de brindes; massagem; palestra com Ivone Costa e Janaína Mendes - que contaram um pouco da vida de Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco; entrega de troféus para os colaboradores do evento; e entrega de certificados para todas as participantes. A animação da festa ficou por conta de Luizmar e Grupo.

A presidente da UTV, Ana Sara Pinheiro, e seu vice, Jorge Campos Gomes, agradeceram o apoio da Prefeitura de Viamão, que fez a doação do troféu e dos certificados. Eles destacaram também o fato da diretora-geral da SMC, Maria Rita Cardozo, ter acompanhado toda a cavalgada.

Maria Rita agradeceu o carinho recebido por todos e salientou a importância da integração entre a UTV e a SMC nos eventos tradicionalistas do município. A diretora-geral se colocou a disposição para ajudar em futuros eventos e necessidades da entidade. Por último, Maria Rita parabenizou os membros da UTV por terem escolhido uma mulher para presidir a entidade. “A escolha de uma representante feminina para presidir uma entidade tradicionalista valoriza e reconhece a força das mulheres”, finalizou.

Troféu Cabo Toco

Para a homenagem ficar completa, a Secretaria Municipal de Cultura confeccionou um troféu itinerante que leva o nome da combatente e enfermeira, Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco. A cada ano, o troféu trocará de mãos, sendo entregue para uma mulher que se destaca no meio tradicionalista e que se identifique com a cultura Riograndense.

A contemplada deste ano foi Lair Nascimento, que concorreu com Vera Baldez e Iolanda Campos. O Troféu Cabo Toco foi entregue pela cantora e compositora Fátima Gimenez, que em 1987, foi campeã da Vigília da Canção Gaúcha, realizada em Cachoeira do Sul. Ela venceu com a música 'Cabo Toco'.

Lair Nascimento com a presidente da UTV, Ana Sara Pinheiro, e a diretora-geral da SMC, Maria Rita Cardozo.

Lair Nascimento recebeu o Troféu Cabo Toco das mãos da cantora e compositora Fátima Gimenez, que em 1987, foi campeã da Vigília da Canção Gaúcha, realizada em Cachoeira do Sul. Ela venceu com a música 'Cabo Toco'.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024