11 MAR 2015
Reforço nas escolas municipais

Com um time de 298 novos profissionais concursados, a Educação garante a qualidade do ensino continuado

O que todos pais querem é que seu filho vá para escola e tenha aula. Um desejo simples, mas que em muitas escolas não é o que acontece. A falta de professores acaba mandando as crianças mais cedo para casa. Não é o que ocorre na Rede Municipal de Ensino de Viamão. Somente em 2014 e 2015 foram nomeados 202 profissionais da área da educação. Somado aos 96 professores nomeados em 2013, primeiro ano da gestão, são quase 300 novos profissionais que ingressaram na rede.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, a demanda estava reprimida e muitos professores sobrecarregados com desdobramentos para cobrir os horários. “Durante o primeiro ano, fizemos um levantamento, escola por escola, das reais necessidades de profissionais. Uma das necessidades apontadas na maioria das escolas foi a falta de um acompanhamento pedagógico no trabalho com a direção. Hoje, todas as escolas municipais possuem uma coordenação pedagógica e nenhuma escola pode dispensar o aluno mais cedo por falta de professor”, ressalta.

Todos os 298 profissionais novos que foram nomeados foram chamados através de concurso. “Estamos investindo em uma educação continuada e de qualidade. Nossa prática pedagógica é investir no profissional para que ele tenha uma formação e dê continuidade ao seu trabalho”, explica Maria Clarice. “Não adianta contratar por um período determinado, investir em capacitações e, findado o contrato, o profissional sai da rede, com toda a bagagem investida e temos que começar tudo novamente. Nossa prática é investir no nosso quadro de pessoal, porque amanhã ele estará conosco”, encerra a secretária de Educação.

Desde 2013, a Secretaria de Educação entende que investir numa educação de qualidade é investir na formação de todos seus profissionais, desde o motorista que transporta vidas, até mesmo àquele não é visto, mas que trabalha para que não falte material e alimento aos estudantes. Neste sentido foram proporcionadas capacitações à equipe administrativa, para o setor de compras, recursos humanos, contabilidade, engenharia, almoxarifado, transporte escolar, transporte de pessoas, nutricionistas, para o Conselho de Alimentação Escolar, para secretários e auxiliares de secretarias, merendeiras, diretores de escolas, professores de anos iniciais, finais e de educação infantil entre outros. “Trabalhar com a educação é trabalhar com o cuidado com as pessoas. Estamos formando e capacitando todos os servidores da educação, porque entendemos que o ensino não é só na sala de aula. Uma educação de qualidade engloba todos os setores e servidores da educação”, encerra Maria Clarice.

Confira o quadro dos profissionais nomeados a partir de 2013:

Nomeados

Auxiliar de Educação Infantil