10 MAR 2015
Sorrindo para o Futuro: Viamão recebe premiação destaque estadual

Concorrendo com mais de 200 cidades, em três categorias, Viamão levou duas premiações em Melhoria na Saúde Bucal, na ação promovida pelo Sesc.

Pioneiro no Brasil, o “Programa Sesc Sorrindo para o Futuro”, realizado em parceria com mais de 200 municípios gaúchos, objetiva melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. “Em Viamão, a parceria é comemorada a cada ano e agora estamos recebendo esta premiação destaque, o que nos estimula a continuar realizando este trabalho”, expressa a secretária de Saúde, Sandra Sperotto. De acordo com a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, neste ano serão 15 mil alunos atendidos na rede municipal de ensino, compreendidos na faixa etária entre 4 e 12 anos, tanto da zona urbana, como na rural.

Das três premiações, Viamão foi destaque em duas categorias no ensino fundamental: de escolas com até 150 alunos e escolas com 151 alunos ou mais. O prêmio das escolas de educação infantil ficou com o município de Novo Xingu. Em 2014, o programa abrangeu mais de 260 mil crianças de 3.187 instituições, as quais foram estimuladas e incentivadas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde.

O dados da pesquisa de saúde bucal referente ao ano de 2014, mostraram que 49% das crianças examinadas no início do ano letivo necessitavam de tratamento clínico odontológico, dentre as 60.392 mil avaliadas pelo Programa. Em contrapartida, 68% dos estudantes melhoraram ou se mantiveram em boas condições de saúde bucal durante o período de um ano. O projeto vem trabalhando também na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

O prefeito, Valdir Bonatto, agradeceu a parceria do Sesc e disse que Viamão se destacou dos demais municípios porque trabalha educação, saúde e assistência social de forma integrada. “Cuidamos das pessoas através de políticas públicas integradas e investimos em ações de promoção da saúde para que o número de intervenções reparatórias diminuam. Queremos melhorar a qualidade de vida da nossa população e, para isso, estamos investindo em ações educativas focadas nas crianças, para que elas cresçam com hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividade física, e incorporem isso para a vida, sorrindo para o futuro”, expressa.

A secretária de Educação destaca que os alunos das escolas municipais estão recebendo uma alimentação mais saudável, com a inserção de produtos in natura e da agricultura familiar. “Diminuímos a compra de produtos enlatados, que contém muitos conservantes. Três vezes por semana servimos um lanche saudável e duas vezes na semana as crianças recebem uma refeição. As merendeiras são permanentemente capacitadas para utilizar todo alimento de forma integral, o que melhora as funções do organismo”, acrescenta Maria Clarice.

O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024