05 MAR 2015
Ginásio Municipal define horários de uso comunitário

Após o período de inscrições para a comunidade, na noite de terça-feira, 3 de março, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) realizou uma reunião para definir os horários e critérios de utilização do Ginásio de Esporte do Centro Municipal de Cultura Dr. Carlos Pinto Mennet, localizado na Rua dos Açores, 951 – Bairro Tarumã. A reunião foi aberta ao público e contou com representantes de 18 grupos/associações/entidades que fizeram a inscrição para utilizar os equipamentos.

Caroline Rossi foi uma das interessadas em utilizar o ginásio e avalia positivamente a abertura do local para uso da comunidade. Ela utilizará o espaço uma vez por semana - todas as quintas-feiras, a partir do próximo dia 12 - para jogar voleibol com as amigas, atividade que já pratica há alguns anos. “Consegui encontrar uma forma de me exercitar fora do ambiente da academia. O objetivo é praticar o vôlei como diversão, como uma terapia. Quando estamos em quadra, esquecemos os nossos problemas. O vôlei faz bem para a saúde e para a mente”. Caroline até batizou a atividade física como 'voleiterapia'.

Caroline ressalta que a reunião que definiram as datas e horários foi conduzida de forma muito tranquila, sem conflitos. “O processo foi muito transparente e houve consenso entre todos os participantes”. Com a grade definida, o próximo passo será a inscrição de todos os componentes do grupo na Secretaria de Esportes.

Para este projeto, o Ginásio irá funcionar de segunda a sexta-feira, com quatro horários - abrindo às 18h e encerrando as atividades às 22h. Sempre haverá um funcionário da SMEL acompanhando a utilização e haverá empréstimo de material esportivo, tais como coletes, bolas e redes.

Algumas regras para utilização do Ginásio

• O grupo ou entidade que tiver duas faltas consecutivas ou três intercaladas e não justificar será penalizado com a perda do horário. Caso o grupo não utilize o horário no dia determinado, deverá comunicar a Secretaria de Esporte, com no mínimo 24 horas de antecedência.

• É proibido praticar a modalidade esportiva com chuteiras de futebol society, chuteiras de futebol de campo, descalço ou usando qualquer outro vestuário que possa danificar a quadra.

• É expressamente proibido o consumo de bebida alcoólica, uso de cigarro ou qualquer outro tipo de droga licita ou ilícita no interior do ginásio.

• É expressamente proibido o ingresso de pessoas sem camisa no interior do ginásio.

• Qualquer objeto danificado do ginásio, será responsabilidade do representante do grupo.

• Qualquer infração ao regulamento, ocasionará a perda do horário.

Saiba mais

• O Ginásio Municipal dispõe de quadra poliesportiva preparada para a realização de basquetebol, voleibol, futsal e handebol; espaço para a prática de artes marciais – karatê, Judô, kung Fu, etc; e espaço para jogos de mesa – xadrez, jogos de damas, tênis de mesa, etc.

• De 18 de fevereiro a 2 de março, a Prefeitura de Viamão abriu inscrições para pessoas e/ou grupos interessados em utilizar o Ginásio Municipal de Esportes, sem custos, para realização de atividades esportivas.

• Os grupos interessados realizaram um cadastro junto à Secretaria de Esportes.

• A agenda de horários será administrada pela SMEL, e cada inscrito terá direito à reserva de uma hora por semana. A cada cinco meses, um novo processo será realizado, oportunizando a renovação dos que já foram contemplados e a entrada de novos grupos ou entidades interessadas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024