03 MAR 2015
Programação especial para as mulheres

A Prefeitura de Viamão está preparando uma semana de atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que ocorre em 8 de março. As atividades iniciam no dia 6, sexta-feira, e se estendem até o dia 12 de março. Os eventos envolvem as Políticas Públicas Integradas - secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, Educação e Saúde, juntamente com a Coordenaria Municipal da Mulher e, as secretarias de Cultura e Esporte e Lazer. A programação tem o apoio da secretaria municipal de Trânsito e Transporte e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Ações da Assistência Social durante o mês de março

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), através dos Departamentos de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará atividades entre os dias 6 e 12 de março. Palestras educativas, atividades de beleza, dicas de entrevista no mundo do trabalho, esclarecimentos de dúvidas sobre benefícios do Cadastro Único e apresentações artísticas são algumas das atividades oferecidas para o público feminino, através dos seguintes serviços: Cadastro Único, ACESSUAS, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e serviços conveniados através da Alta Complexidade.

A secretária municipal da SMCAS, Belamar Pinheiro, explicou que o objetivo da ação é “integrar os serviços com o intuito de multiplicar à todas as mulheres os direitos já adquiridos e os que lutamos para garantir”. O diretor do Departamento de Assistência Social, Renato Quintana, ressalta que devemos avançar muito para romper barreiras. “Ainda vivemos em tempos em que as mulheres são subjugadas, ofendidas e inferiorizadas”. Já o diretor de Direitos Humanos, Giovane Pinto, explica que “é essencial para o desenvolvimento da democracia, romper a desigualdade de gênero e erradicar a violência contra mulher.”

Educação – No sábado letivo, que será realizado no dia 07 de março, as Escolas Municipais promovem a primeira reunião com a comunidade escolar. O evento contará com a participação de estudantes e familiares. Além da reunião, também será realizada uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Saúde – As 16 Unidades Básicas de Saúde além do atendimento da rotina, irão intensificar as ações e os atendimentos prestados as mulheres que buscarem a UBS de sua região, realizando atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

Dia da Mulher será celebrado com uma Cavalgada e “Rua do Lazer”

No domingo, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher terá intensa programação para o público feminino.

"Rua do Lazer" terá atividades para as mulheres

Além de atividades direcionadas às crianças e aos adolescentes, a “Rua do Lazer” do próximo domingo (08/03) contará com uma vasta programação para atender a comunidade feminina. O evento acontece das 14 às 18h, na avenida Coronel Marcos de Andrade (Centro), O foco principal será o desenvolvimento de ações para prevenir a violência contra a mulher e promover sua valorização.

Confira as atividades:

- O Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência estará realizando ações de conscientização e prevenção em relação à saúde da mulher e à violência doméstica, entre outros temas, com distribuição de material informativo.

- A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) também fará atendimento no local.

- O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SenacViamão realizará distribuição de brindes e prestará serviços de beleza com profissionais: cabelo e maquiagem.

A responsável da Coordenadoria da Mulher, Rejane Viegas, ressalta que em Viamão existem recorrentes casos de violência atingindo as mulheres. “Diante disso, a Coordenadoria está trabalhando para intensificar o combate e a prevenção da violência doméstica, tudo isso por meio de ações com as demais secretarias municipais”, destaca.

Rejane ressalta também que durante os dias 10 e 11 de março, no Auditório da Tecnopuc, ocorre a 1ª edição do Seminário de Sensibilização e Capacitação da Rede de Atendimento da Polícia Civil do RS – com participação dos servidores da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, servidores do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência e da Coordenadoria da Mulher.

Cavalgada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Ainda no domingo, dia 8, ocorre uma Cavalgada Feminina - organizada pela União Tradicionalista Viamonense (UTV), com o apoio da Prefeitura de Viamão. A cavalgada terá saída da sede do CTG Setembrina dos Farrapos – localizado na Cohab, a partir das 8h, e segue rumo à Sede da Coopernorte, que fica localizado na Estrada da Pimenta. As participantes irão fazer o percurso pela zona rural – utilizando o Passo do Fiúza.

As atividades na Coopernorte seguem durante o dia todo com almoço, apresentações culturais, tertúlias e palestras. O encerramento acontece às 18h com entrega de certificados para todas as participantes. A novidade deste ano é a criação do troféu itinerante “Cabo Toco”, que será entregue a uma das cavalarianas. A cada ano, o troféu mudará de mãos, sendo entregue a uma mulher campeira que se identifique com a cultura Riograndense. Na década de 1920, Olmira Leal de Oliveira ou “Cabo Toco” integrou as fileiras da Brigada Militar, como combatente e enfermeira do 1º Regimento de Cavalaria, hoje 1º Regimento de Polícia Montada, sediado em Santa Maria. Ela participou dos movimentos revolucionários de 1923, 1924 e 1926. Incorporou em 1923 e só deixou a Brigada em 1932.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024