12 FEV 2015
Apresentação do resultado dos workshops colaborativos
Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, ocorreu a apresentação do relatório final das atividades do Plano Viamão 2030, desenvolvido durantes os workshops colaborativos do Projeto Charrette. A apresentação aconteceu no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Viamão (Acivi) e contou com a participação do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto; do vice-prefeito, André Pacheco; do presidente da Acivi, Paulo Silveira; além de secretários municipais, vereadores, empresários e comunidade em geral.

O resultado foi apresentado pelo arquiteto e paisagista Guilherme Takeda. Na sua fala, o arquiteto ressaltou que o documento final é fruto das ideias de todos os participantes do projeto, que se envolveram na construção de soluções para os principais problemas do município. Ele destacou também que o próximo passo é buscar parcerias público/privadas para que se possam colocar em prática o maior número de projetos para Viamão.

Ao final da apresentação, Takeda entregou o arquivo com as ideias finais para o prefeito Valdir Bonatto. O prefeito agradeceu a participação e a disponibilidade de todos que se engajaram no Projeto. "Quero agradecer imensamente a todos que ajudaram a pensar e construir o Plano Viamão 2030. Estou imensamente feliz com as manifestações dessas pessoas que sonham com o crescimento e acreditam nas potencialidades desta cidade", finalizou o prefeito.

Confira algumas ideias propostas na Charrette Viamão:

- Revitalização da Praça do Centro de Cultura;
- Criação de Pontos de Leitura;
- Restauro dos prédios históricos;
- Criação de um Centro para Escolas de Samba e um Centro de Eventos e Exposições;
- Criação de um espaço para teatro de rua;
- Criação de um Museu Planetário;
- Requalificação do Femuvi (Festival de Música Viamonense);
- Revitalização do Autódromo de Tarumã;
- Criação de quatro passarelas de ligação da RS 040;
- Asfaltamento da via que liga RS 040 à Itapuã;
- Revitalização do Lago Tarumã com a criação de um calçadão e uma pista de caminhada;
- Revitalização do Centro Histórico (Centro de Viamão).

Saiba mais
O Projeto Charrette Viamão contou com quatro reuniões de trabalho, que aconteceram nos dias 23, 24, 30 e 31 de janeiro. Os encontros, que foram conduzidos pelo arquiteto e paisagista Guilherme Takeda, contaram com a participação de cerca de duzentas pessoas que compartilharam conhecimento, apresentaram propostas de desenvolvimento para a cidade e buscaram soluções para os problemas urbanos. Os participantes divididos em grupos, elaboraram projetos para o futuro da cidade, através um exercício de desenhar, criar e projetar.

Da esquerda para a direita: arquiteto e paisagista, Guilherme Takeda; vice-prefeito de Viamão, André Pacheco; prefeito de Viamão, Valdir Bonatto; e o presidente da Acivi, Paulo Silveira.

Algumas ideias propostas na Charrette Viamão

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024