09 FEV 2015
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes reúne comunidade de Itapuã

Nos dias 7 e 8 de fevereiro aconteceu a tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, que é padroeira da igreja da Vila de Itapuã.

Programação religiosa

As celebrações religiosas em homenagem à padroeira tiveram início no sábado, dia 7, com uma missa na Igreja de Itapuã, e logo após ocorreu o translado da Santa para a Praia dos Passarinhos. No domingo, dia 8, após uma missa na Praia dos Passarinhos ocorreu o retorno da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para a sua casa. Uma carreata seguiu até a Marina quando ocorreu a procissão por água. Na sequência, ocorreu a missa campal num palco montado em frente a Igreja de Itapuã. Após a celebração, um almoço festivo, realizado no salão paroquial, reuniu centenas de fiéis. A programação encerrou com uma procissão por terra no final da tarde, que teve saída da Igreja, e logo após aconteceu uma domingueira no Salão Paroquial.

Apoio da Prefeitura

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes teve a participação da Prefeitura de Viamão, que marcou presença através do vice-prefeito, André Pacheco, e das secretarias de Gestão e Relações Institucionais, Cultura e de Esporte e Lazer.

Além dos eventos religiosos em homenagem à santa, a festa também proporcionou momentos de diversão. Pelo palco montado pela Prefeitura passaram diversos artistas locais. Para alegrar a garotada, o SESC Viamão montou um grande playground com brinquedos infláveis e cama elástica, e a Secretaria de Cultura ofereceu pipoca e algodão-doce.

Guardas municipais, agentes de trânsito, Associação dos Bombeiros Civis do RS e a Samu estiveram no local dando todo o suporte para a realização do evento. As rádios comunitárias Itapuã e Santa Isabel transmitiram a festa ao vivo para seus ouvintes.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Conforme os arquivos da Cúria Metropolitana, o Distrito de Itapuã foi fundado em 29 dezembro de 1874 e a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes foi fundada em 02 de fevereiro de 1876 - a pedra fundamental da Igreja foi benta pelo Vigário de Viamão, Francisco de Santa Isabel Athayde, em 09 de janeiro de 1875. A Igreja Nossa Senhora dos Navegantes está localizada na praça principal da Vila Itapuã.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024