26 JAN 2015
Viamão realiza workshop colaborativo

Cerca de 200 pessoas compareceram à Acivi na última sexta-feira (23) e sábado (24) para projetarem um espaço de convivência na cidade. O convite foi da Associação Comercial e Industrial de Viamão e teve o apoio da Prefeitura. A ação faz parte do projeto Charrette e foi conduzida pelo arquiteto e paisagista Guilherme Takeda. O objetivo é preparar o município para 2030 e consultar a comunidade para saber que cidade desejam. "Viamão é o maior município da Região Metropolitana de Porto Alegre em extensão territorial e possui inúmeras potencialidades para se desenvolver na área da indústria e do turismo", assegura Takeda.

O prefeito em exercício, André Pacheco, ressalta que a atividade é inédita na cidade. "Hoje são as pessoas motivadas a projetar qual cidade querem para daqui a 10, 20, 30 anos é que estão aqui. É um grande exercício de criatividade. Amanhã as pessoas que aqui estão vão dizer que ajudaram a projetar Viamão e sentirão orgulho disso. Esta é a cidade que queremos, onde as pessoas que aqui vivem possam usufruir do municipio com qualidade de vida", expressa.

O arquiteto e urbanista Takeda conduziu o trabalho, explicando primeiramente como seriam os passos para chegarem ao resultado final. A primeira etapa foi definir um nome para o mascote do projeto de Viamão, um João-de-Barro. Foram expostas as sugestões na parede e todos votaram. O nome escolhido foi João Viamão. Em seguida, foi proposto também a criação de uma linha do tempo para lembrar a história da cidade. Por fim, os participantes divididos em grupos, elaboraram projetos para o futuro da cidade, através um exercício de desenhar, criar, projetar. Até mesmo as crianças podiam imaginar como seria a cidade ideal, onde tudo é possível e a imaginação é o limite. "Nós somos responsáveis pela nossa cidade e o que acontece aqui o problema não é só dos governantes e sim nosso. Não adianta ficar só criticando, temos que agir, botar a mão na massa. E isso é o que estamos fazendo agora, isso é ser cidadão de verdade, trabalhando de forma coletiva, colaborativa. Quem quer construir a cidade dos sonhos?, indaga Takeda.

Nos encontros serão definidos projetos como reforma de áreas comuns como praças, calçadas, ideias de paisagismo, estratégias para implantação de ciclovias, entre outros. Todos participam do processo de criação e desenho das soluções propostas no seminário.

Evento segue nesta semana

O evento segue nesta semana com mais dois dias de trabalho - na sexta-feira (30) e no sábado (31). Na sexta-feira, o evento inicia às 18h30 e no sábado às 8h30. A entrada é franca e todos os moradores podem participar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024