22 JAN 2015
Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão para suprir falta de repasses para a saúde

Relatório da Famurs indica que 20% dos municípios gaúchos encerraram o ano com as contas no vermelho, mas Viamão é destaque positivo neste cenário.

Uma pesquisa divulgada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) revelou que 20% das cidades gaúchas deixaram pendências financeiras do ano passado para pagamento em 2015. Apesar de muitos prefeitos do RS enfrentarem dificuldades para fecharem as contas no final do ano passado, Viamão se destacou por uma gestão financeira eficiente, liquidando por completo os seus compromissos. O prefeito, Valdir Bonatto, ressalta que em 2014, a prefeitura realizou o pagamento do funcionalismo em dia, quitou os fornecedores e ainda encerrou o ano com dinheiro em caixa.

Apesar de encerrar o ano com as contas em dia, o prefeito explica que o município enfrentou muitas dificuldades no ano passado. “Tivemos a redução de cerca de R$ 3 milhões nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pois a arrecadação de ICMS foi cerca de R$ 900 mil menor do que a projetada. Outro fator importante é o atraso de três meses no pagamento de recursos estaduais para a saúde (cerca de R$1,2 milhão)."

O prefeito destacou também que mesmo sem receber os recursos estaduais destinados à saúde – que mantém os serviços de Combate à Dengue, Saúde da Família e Saúde Indígena – o Executivo teve capacidade de gestão para não suspender o atendimento. “Esses serviços não pararam porque a Prefeitura vem mantendo com recursos próprios. A Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão para suprir a falta de repasses para a saúde”, explica.

Para finalizar o prefeito salientou que encerrar o ano com as contas em dia não foi uma tarefa fácil. “Essa situação só foi possível devido a algumas medidas que foram adotadas, por exemplo, a racionalização e o controle rigoroso nas despesas como água, luz, telefone e horas extras”, encerra o prefeito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024