16 JAN 2015
Prefeitura interdita Fonte da Bica na Santa Isabel

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, informa à comunidade viamonense que a água da Bica da Santa Isabel, localizada  na Rua Marcelino Pacheco, 90, está contaminada por coliformes fecais ou Escherichia coli (fezes), estando imprópria para o consumo humano conforme Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914/2011.
A contaminação foi identificada através do monitoramento de rotina da equipe de Vigilância da Água da Secretaria Municipal de Saúde de Viamão e possui laudo técnico de número 12337/2014 emitido pelo LACEN - Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul.

A Secretária Municipal de Saúde em exercício, Lisiane Wasem, ressalta a importância da população não consumir a água da bica e pede ajuda dos viamonenses na propagação desta informação à população.“O consumo de água contaminada por fezes pode acarretar problemas de saúde aos seres humanos. A equipe da Vigilância em Saúde da pasta mantém o monitoramento constante desta situação através de análises periódicas da água, porém, a conscientização da população é uma etapa fundamental”.

As unidades de saúde do município já foram informadas desta ocorrência e estão recebendo hoje Informe Epidemiológico para ciência dos profissionais de saúde e auxílio na condução de diagnósticos suspeitos em pacientes que, porventura busquem as unidades com sinais e sintomas de diarreia e vômito.

A Secretária em exercício pede apoio à população também no cuidado com a cidade, evitando a colocação de lixo nas ruas e em locais inadequados, manter terrenos baldios e os pátios das casas limpos, sem o acúmulo de lixo. Estas ações são fundamentais para a prevenção de doenças.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024