16 JAN 2015
Acivi traz a Viamão uma proposta para repensar a cidade coletivamente

A metodologia de planejamento multidisciplinar tem o apoio da Prefeitura e foi desenvolvida nos Estados Unidos e pode reduzir trabalhos e encurtar o tempo de desenvolvimento de projetos

Nesta quinta-feira (15) à noite, foi realizado na ACIVI o workshop de apresentação do projeto Charrette, um termo utilizado para a construção coletiva de projetos de planejamento urbano. Estiveram presentes empresários e multiplicadores de ideias positivas, que estarão a partir de agora engajados nessa proposta. A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Gestão e Relações Institucionais, também está participando deste processo. A reunião foi apresentada pelo arquiteto paisagista Guilherme Takeda, que é sócio de empresa com sedes em Porto Alegre e São Paulo.

Charrette consiste em reunir todos os envolvidos no desenvolvimento de um projeto urbano para debater, ao longo de um período predeterminado, as soluções mais eficazes que serão adotadas para o planejamento de bairros e comunidades do município. As charrettes normalmente duram três dias e envolvem muitos profissionais, como arquitetos, projetistas, consultores, empresários de construtoras, de incorporadoras e da indústria. Contam também com a participação de moradores e representantes do poder público e de associações civis. A metodologia é aplicada por urbanistas norte-americanos em projetos e planejamento de comunidades desde a década de 1980.

“Embora pareça simples, a charrette não é apenas uma reunião. É uma técnica usada para conduzir um processo de planejamento participativo e multidisciplinar. Como resultado desse intercâmbio de informações surge uma proposta mais rápida, mais sustentável e de menor custo de se planejar, que oferece agilidade para a execução do que se pretende”, explica Takeda.

“A metodologia Charrette oferece uma versão avançada do rascunho, onde toda a informação necessária ao projeto de planejamento urbanístico é contabilizada através do envolvimento de vários profissionais com visões diferentes, que desenvolvem e apresentam suas propostas, mantendo comunicação constante entre eles, onde posteriormente toda informação é documentada e detalhada para uma apresentação final. É uma técnica usada para conduzir um processo de planejamento participativo, que se tornou parte integrante das ferramentas de design do novo urbanismo. Esta técnica vem complementar nossa proposta de desenvolvimento sustentável planejado e construído coletivamente”, encerra o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco.

Projeto para a cidade Seropédica (RJ)

Projeto para a cidade Piraí (RJ)

Projeto para Gravataí (RS)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024