14 JAN 2015
Mais mobilidade urbana para Florescente, Martinica e São Tomé

Desde o dia 5 de janeiro as comunidades da Florescente, Martinica e São Tomé estão sendo atendidas com a extensão dos itinerários das linhas Florescente e São Tomé e ampliação de horários na linha São Tomé Correios. A mudança foi resultado das 10 audiências públicas da licitação do transporte coletivo municipal, realizadas em novembro e dezembro. O prefeito, Valdir Bonatto, ressalta que a participação do cidadão foi e está sendo muito importante neste processo. "Cada comunidade apresentou suas demandas e sugestões que servirão como fonte de informação para a licitação do novo modelo de transporte coletivo municipal. Algumas demandas já estão sendo colocadas em prática, como é o caso da ampliação dos itinerários destas linhas e da linha Capão da Porteira", destaca.

Antes das audiências iniciarem, foi feita uma pesquisa junto aos usuários do sistema de transporte municipal. Hoje são cerca de 25 mil pessoas que utilizam este sistema diariamente. Em janeiro e fevereiro, a comissão técnica da Prefeitura está elaborando a minuta do edital da licitação das linhas de transporte coletivo com base nas orientações aprovadas. Este trabalho servirá para estabelecer critérios para o processo licitatório que definirá as empresas permissionárias do transporte público coletivo em Viamão.

O processo licitatório está previsto para ser lançado em março. “Viamão nunca teve licitação do transporte. A população quer qualidade no serviço prestado e ampliação da tabela de horários. Nós queremos mais. Queremos que os ônibus possuam chip de localização via satélite para que o usuário possa controlar, via celular, o percurso e quanto tempo o ônibus demorará para chegar ao seu ponto de parada”, explica Bonatto.

Veja como ficou:

São Tomé – antes, de segunda a sexta-feira, 15 horários atendiam a Aparecida. Agora são 30. Antes, de segunda a sexta-feira, 16 horários passavam pela parada 32. Agora são 42 horários. Já nos finais de semana (sábado e domingo) e feriados, 94 horários tiveram seu itinerário estandido.

Florescente – antes, de segunda a sexta-feira, 13 horários atendiam a Aparecida. Agora são 46 horários. Antes, se segunda a sexta-feira, 19 horários passavam na parada 32. Agora são 54 horários. Nos finais de semana e feriados 106 horários tiveram se itinerário estendido.

Melhorias implantadas:

– Asfaltamento de dois quilômetros da Estrada da Branquinha, obra da Consulta Popular com contrapartida da Prefeitura (em andamento);

– Criação da rotatória entre a avenida Bérico Bernardes e a Estrada do Araçá;

– Implantação de sinaleira entre a Bérico Bernardes e a Estrada da Branquinha, proporcionando maior segurança aos pedestres e aos motoristas.

Melhorias por vir:

– Asfaltamento das ruas Olga Benário, Santo Augusto e Portela, por onde circula o transporte coletivo;

– Asfaltamento da rua Pedro M. Lobato (Beco do Lavapés), ligando a estrada da Branquinha à parada 44. Esta benfeitoria tem por objetivo desafogar o trânsito na altura da parada 42.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024