22 DEZ 2014
Programas de Saúde de Viamão recebem premiação estadual

Viamão é exemplo de qualidade na Atenção Básica de Saúde. O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde e do Programa Primeiro Infância Melhor venceu o Prêmio Dr. Salvador Célia, cuja solenidade de entrega ocorreu durante a abertura do XI Seminário Internacional da Primeira Infância Melhor e do IV Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares, na tarde da última terça-feira, 16, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Realizado desde 2011 pelo Governo do Estado, o prêmio homenageia o Dr. Salvador Célia, reconhecido psiquiatra infantil, que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. Nesta quarta edição, em 2014, o estado foi dividido em sete regiões, com duas categorias de premiação. Na região Metropolitana, Viamão venceu em ambas categorias.

A visitadora do PIM Cláudia Ramos e a Agente Comunitária de Saúde Leonora Merse subiram ao palco para receber a premiação. De acordo com a Secretária de Saúde Sandra Sperotto, este é um momento histórico para Viamão, pois tem o trabalho de suas equipes reconhecido e valorizado por avaliadores externos, fortalecendo a decisão de gestão: cuidar das pessoas com qualidade faz a diferença.

Em Viamão, o Programa Primeira Infância Melhor está sendo desenvolvido através das Políticas Sociais Integradas, pela articulação e integração das ações entre as secretarias municipais de Saúde, Educação, e Cidadania e Assistência Social. O Programa foi instituído inicialmente na Região das Augustas porque concentra os maiores índices de vulnerabilidade social do município. Com o objetivo de orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade, o PIM desenvolve ação transversal de promoção do desenvolvimento na primeira infância e fortalecimento da Atenção Básica em Saúde.

A Atenção Básica é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou da Equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sendo mais próxima da comunidade, é o primeiro atendimento. É responsável por orientações sobre prevenção de doenças, vacinas, e demais serviços do SUS. Possibilita resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelas emergências dos hospitais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024