18 DEZ 2014
Prefeito faz balanço das ações de 2014 e projeções para 2015

O prefeito, Valdir Bonatto, acompanhado por seu vice, André Pacheco, apresentou o balanço das obras e ações realizadas em 2014 e projeções para o 1º semestre de 2015. Aproveitou a oportunidade para também lançar a revista de prestação de contas 2013/ 2014 “A mudança no cuidado com a cidade e com as pessoas”.

Bonatto ressalta que a revista é uma síntese das ações de governo e está sendo distribuída à população. “Nosso foco de governo é tratar o cidadão de forma diferenciada e criar condições para melhorar a qualidade de vida do cidadão, oportunizando saúde, educação, infraestrutura, emprego e renda.” O prefeito explica que as obras da Augusta estão a todo vapor e devem ser entregues no primeiro trimestre de 2015. “Um investimento de R$ 6 milhões, com construção de pontes, pavimentação asfáltica de eixos, dragagem e revestimento do Arroio Feijó. Essa obra servirá como referência nacional no PAC.”

Outras obras também estão sendo concluídas, como a pavimentação asfáltica do novo sistema binário principal da Santa Isabel, que será entregue neste domingo à comunidade. “Estamos também asfaltando e implantando a rede de esgotamento pluvial em cinco ruas da Estalagem, além da Gildo de Freitas, na Querência, e a Estrada da Branquinha, onde já foram iniciados os processos para as vias receberem asfalto”, explica Bonatto.

O prefeito ressalta que a UPA 24 horas, que está sendo construída junto à Parada 36, está prevista para atender à população em maio de 2015. E que o Centro Integrado de Iniciação ao Esporte, na Cecília, deverá ter a verba liberada para construção nos próximos meses. “Ainda no primeiro trimestre de 2015 deveremos entregar às regiões de Águas Claras e Itapuã as subprefeituras estruturadas com máquinas pesadas e equipamentos para efetivamente atender às demandas da população. Para isso estamos renovando nossa frota de veículos de transporte e de máquinas pesadas, com a aquisição de 30 unidades novas.”

Contas Públicas

Quanto às contas públicas, o prefeito assegura que estão todas em dia. “Já pagamos a 1ª parcela do 13º salário (outubro) e nesta sexta-feira estaremos quitando a 2ª parcela. O salário de dezembro será pago no dia 30. Já repomos mais de R$ 20 milhões ao Faps (Fundo de Aposentadoria dos Funcionários), que haviam sido descontados dos funcionários e não depositados nas gestões Ridi e Alex. Outro passivo recebido foi o dos precatórios, que somam pagamentos realizados em 2013 e 2014 de R$ 7 milhões. O pagamento junto aos fornecedores também está rigorosamente em dia, sendo os empenhos quitados 30 dias após a emissão fiscal. Com as contas em dia, em 2015 será a hora de discutirmos o Plano de Carreira dos Funcionários.”

Licitação do Transporte

Outro ponto destacado por Bonatto é a licitação do transporte público das linhas municipais. “Em 2013 iniciamos o processo, formando uma equipe técnica e abrindo licitação para contratação de estudo e pesquisa por uma empresa de consultoria técnica. Após a empresa entregar os estudos de diagnóstico e prognóstico, realizamos 10 audiências públicas para que a comunidade pudesse opinar e fazer suas considerações acerca dos itinerários e horários. Alguns casos pudemos dar respostas imediatas, como uma demanda reprimida em Capão da Porteira, Morro Grande e Águas Claras que necessitava de mais horários. O mesmo será feito para atender às comunidades da São Tomé e Florescente, quando, a partir de 5 de janeiro, serão inseridos três horários com itinerário até o Jardim Universitário e outros três com itinerário até a parada 32. A licitação das linhas municipais será lançada em março, com cronograma para início das atividades e modelo de transporte”, explica.

Caminho do Meio

Boas novas para quem transita pelo Caminho do Meio. O prefeito anunciou que o governo do Estado tem o compromisso de lançar o 1º lote da licitação da duplicação da via, com corredor para ônibus, que abrange terras viamonenses, até o final deste ano, incluindo a construção de um viaduto ligando o Caminho do Meio à ERS 040. “Estamos propiciando um novo modal de deslocamento da população, interligando regiões e desafogando o trânsito na ERS 040, com o sistema que interliga a Viamópolis até a Santa Isabel e outro que está em obras para desafogar a saída no eixo da parada 42, interligando até a parada 44.”

Planos

Novos planos municipais entrarão em vigor a partir de 19 de dezembro, como o de Saneamento Básico e o de Resíduos Sólidos, construídos junto com a comunidade através de audiências públicas. “Com isso queremos que a Corsan, detentora da concessão, cumpra com um cronograma de investimentos e qualidade, como a conclusão das obras do PAC Saneamento, captação e tratamento do esgoto e expansão do abastecimento e captação de água. Estudos conclusivos para o Plano de Saneamento Básico apontam que Viamão possui água o suficiente para atender a sua população com aporte para o desenvolvimento. Viamão é a Terra das Oportunidades!”.

O futuro de Viamão

Bonatto encerra dizendo que os resultados são frutos de muito trabalho. Trabalho este que inicia diariamente o seu expediente às 6h30, ora com reuniões com seus secretários, ora com seus assessores e ora com representantes da sociedade organizada. “Quando assumimos a gestão, propomos um pensamento voltado para o futuro, projetando nossa cidade para 2030, mas sem descuidar das necessidades cotidianas. Nestes dois anos de trabalho criamos e atualizamos diversas legislações, buscando as condições necessárias para atração de investimentos. Colocamos as contas em dia e buscamos parcerias em níveis estadual e federal, sem olhar para cores partidárias. Estamos fazendo gestão eficiente de projetos, cumprindo nosso compromisso de mudança. Ainda há muito pela frente, mas estamos preparados e, junto com todos os cidadãos, continuaremos construindo o futuro de Viamão”, finaliza o prefeito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024