17 DEZ 2014
Prefeitura e IFRS formam mais uma turma de Mulheres Mil e Pronatec

A noite desta terça-feira, dia 15, foi marcada pela formatura da segunda turma do Programa Mulheres Mil e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, no Centro de Formação Profissional Walter Graf. O Programa Mulheres Mil e o Pronatec são desenvolvidos pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Viamão.

Nessa segunda etapa, as 15 mulheres da região Augusta que iniciaram a capacitação em agosto, receberam a formação de Auxiliar de Manutenção Predial. Durante a qualificação, as alunas participaram de um dia de beleza, realizado em setembro. A iniciativa, onde a Escola Lafayette foi parceira, teve por objetivo transformar e elevar a autoestima das alunas, com cortes e hidratação do cabelo. De acordo com a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, o Programa fomenta, além da formação, a inserção das mulheres em projetos de trabalho e geração de renda, com possibilidades de organização de cooperativas e/ou associações.

“Esta é uma iniciativa que deu certo. Implantamos o Mulheres Mil no ano passado (2013) e formamos e certificamos 89 alunas no curso de auxiliar de confeitaria. O programa e a parceria não só deu certo, como estamos agora na terceira turma do Mulheres Mil”, enfatiza a secretária de Educação. Durante a formação, as alunas tiveram aulas de pintura, conteúdos de hidráulica e de elétrica, além de noções básicas de português, matemática, saúde, direitos da mulher e cooperativismo, totalizando 180 horas.

O diretor-geral do Campus Viamão, Alexandre Vidor, ressaltou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está em funcionamento desde agosto de 2013, com escritório na Secretaria Municipal de Educação, no Centro. “No ano passado e neste ano, o Instituto ofereceu cursos pelo Programa Mulheres Mil (PMM) e Pronatec, com aulas ministradas nas escolas municipais Monte Alegre (Caic) e Frei Pacífico e no Centro de Formação Profissional Walter Graf. No ano passado, foram pactuadas 100 vagas para o curso de Auxiliar em Confeitaria, do Mulheres Mil. Em 2014, o programa atendeu, no primeiro semestre, um total de 335 alunos. Neste segundo semestre, o Câmpus Viamão ofertou através do Pronatec, mais 350 vagas.”

Na mesma solenidade, ocorreu a formatura de 14 alunas que participaram do curso de Pormotor de Vendas, através do Pronatec. O curso, que teve carga horária de 160 horas, tem como objetivo capacitar o profissional para organizar equipes de trabalho; impulsionar ações de vendas; pesquisar produtos e serviços da concorrência; controlar e subsidiar as ações de promoção das vendas; elabora relatório de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços; e executar ações de merchandising nos pontos de venda. Esteve presente ainda na solenidade a chefe de programas governamentais – Pronatec, Leila Schwarz.

Saiba mais sobre o Programa Mulheres Mil

• - O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero;

• - Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda;

• - Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional;

• - Mulheres Mil visa a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres desfavorecidas, criando as condições necessárias para que essas mulheres incrementem seu potencial produtivo, promovam a melhoria das condições de vida de suas famílias, de suas comunidades e contribuam para o crescimento econômico sustentável.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024