16 DEZ 2014
BM e educação municipal forma mais uma turma do Proerd

No segundo semestre de 2014, mais de 500 alunos, das redes municipal, estadual e particular de ensino, participaram do Programa de Resistência às Drogas e Violência, o Proerd.

Foi realizada na tarde da última segunda-feira (15) a solenidade de formatura dos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O evento aconteceu na Escola Técnica Agrícola (ETA). O Programa é realizado em parceria entre a Brigada Militar, a Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e as unidades escolares.

A turma de formandos deste segundo semestre foi composta por cerca de 500 alunos, na faixa etária dos 9 aos 15 anos, das seguintes instituições de ensino: Escola Adventista Santa Cecília, Escola Municipal Ricardo Faicker Nunes, Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, Escola Estadual Açorianos e Escola Municipal Santa Cecília.

As aulas do Programa abordam os efeitos das drogas no organismo e as consequências de seu uso, bem como as diferentes maneiras de resistir às pressões e às influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência. Todos os tópicos foram ministrados por policiais militares, capacitados previamente para atender aos alunos desta faixa etária.

O comandante do 18º BPM, tenente coronel Marcelo Giusti, enfatizou o apoio recebido do poder municipal. Ele também agradeceu aos instrutores pela dedicação e a todos que vem contribuindo com o Proerd em Viamão. “Parabenizo os formandos de hoje. Que vocês nunca se esqueçam das lições. A partir de hoje vocês também são instrutores e devem convencer seus colegas a se manterem sempre no caminho certo”, disse Giusti.

A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, destacou a importância do projeto para a formação dos alunos e ressaltou que os ensinamentos do Proerd devem ter continuidade nos projetos pedagógicos de todas as escolas. “Que os professores possam ser semeadores dessas ideias, levando os ensinamentos do Proerd para o seu programa pedagógico”, ressaltou a secretária.

Durante a formatura, os alunos fizeram um juramento de se manterem longe das drogas e da violência, e em seguida ocorreu a entrega de diploma para todos os participantes - um professor de cada escola recebeu os certificados. Também aconteceu a entrega de troféus para os alunos que se destacaram durante o Programa. O estudante do 5º ano, da Escola Municipal Ricardo Faicker Nunes, Matheus de Albuquerque Guimarães, recebeu de presente uma bicicleta, por ser o destaque do Proerd – o prêmio foi recebido pela professora Priscila Salgado.

Durante o evento, os policiais militares que desempenham as atividades como instrutores do Proerd também receberam homenagens – o coordenador do Programa, tenente Ourique; a soldado Fraga; a soldado Catarina e a soldado Angélica.

A solenidade foi encerrada com a música do Proerd, cantada e dançada pelos policias, professores e alunos. Logo após a cerimônia, os alunos participaram de uma confraternização organizada pela Secretaria Municipal de Educação – que contou com distribuição de lanches (cachorro quente, suco, pipoca e algodão doce), e recreação infantil (brinquedos infláveis e cama elástica).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024