12 DEZ 2014
Secretaria de Assistência Social realiza 2ª Mostra de Artesanato

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social do Município de Viamão, através dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, realizou a 2ª Mostra de Artesanato.

Grupos de idosos que são atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Viamão realizaram a segunda edição da Mostra de Artesanato. A exposição aconteceu na última quinta-feira, 11, no auditório do Centro Profissional Walter Graf, e reuniu centenas de peças – dentre elas, panos de prato, tapetes, quadros, almofadas, bolsas, aventais, puxa-saco, porta-treco, móbiles e objetos de decoração natalina.

Todos os trabalhos foram produzidos de forma artesanal, utilizando basicamente matérias-primas, que são constantemente descartadas (caixa de leite, garrafas pets, cds, jeans velhos).Na Mostra foi possível conhecer os trabalhos realizados nas oficinas que utilizam as técnicas de pintura e colagem em tecido, fuxico, trabalho com argila, costura, bordado, entre outras.

As aulas de artesanato são ministradas pela oficineira Vilma Carvalho, e acontecem uma vez por semana. A ação é oferecida nos CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e o trabalho tem o intuito de devolver a autoestima e promover qualidade de vida aos idosos, trabalhando com a socialização e a coordenação motora. Atualmente, cerca de 50 idosos são atendidos no Serviço de Convivência, que é desenvolvido nos cinco CRAS da cidade (Águas Claras, Monte Alegre, São Tomé/Martinica, Centro/Tarumã e São Lucas).

De acordo com a oficineira Vilma, o objetivo da Mostra é fazer um apanhado de todos os produtos confeccionados durante o ano, mostrando ao público a qualidade dos materiais produzidos nos projetos de fortalecimento de vínculos realizados pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). Ela ressaltou ainda que mais de 600 peças foram produzidas durante o ano de 2014.

A secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, parabenizou todos os participantes do projeto e ressaltou a importância dos grupos de convivência nas comunidades atendidas pelos CRAS. “Os grupos de convivência são muito importantes porque trabalham o desenvolvimento social e promovem a melhoria da qualidade de vida. Faço votos que no ano de 2015 novas ações sejam desenvolvidas”, finalizou Belamar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024