02 DEZ 2014
Aula magna do curso de agente de gestão de resíduos sólidos

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), promoveu no dia 27 de novembro, a aula magna do curso de agente de gestão de resíduos sólidos, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Participam deste curso os cooperados da Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Covir), que atualmente são responsáveis pela coleta seletiva na área central do município.

Durante a solenidade, o diretor geral do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor, falou sobre a criação e a expansão dos Institutos Federais. Destacou, que hoje existem 422 unidades em todo o Brasil. “Ofertamos educação profissional em todos os níveis de ensino. A educação oferecida nos Institutos Federais é de qualidade e reconhecida em todo o Brasil”, ressaltou.

Já o vice-prefeito, destacou que o município vem investindo nos passivos ambientais da cidade “exemplo disto é o grande investimento que a Prefeitura vem fazendo para transformar o lixão da cidade num aterro controlado”. Ele informou também que o município já implantou a coleta seletiva no Centro e que existe um projeto para ampliação deste serviço para outros bairros. “Agora estamos oferecendo este curso para qualificar os recicladores, com o objetivo de melhorar o serviço prestado e também as condições de vida das famílias envolvidas com a reciclagem. Isso é investir em qualidade de vida, é fazer uma cidade melhor para cada um de nós”, finalizou André.

O evento aconteceu no Centro Profissional Walter Graf e contou também com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Clarice de Oliveira; do secretário municipal de Meio Ambiente, José Venâncio Pinto; da coordenadora de Juventude do Ministério do Meio Ambiente, Marcela Berti; e da diretora da Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Covir) e também aluna do curso, Laura Helena Lemoyne.

Saiba mais sobre o curso:

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, forma profissionais que executam serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem, fazendo inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada; buscam e realizam parcerias com empresas para a coleta dos resíduos recicláveis.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024