01 DEZ 2014
Festival de Teatro Estudantil anuncia vencedores

Os vencedores do 2º Festival Municipal de Teatro Estudantil de Viamão foram conhecidos no último sábado (29). A peça teatral “O macaco malandro”, apresentado pelo grupo de teatro da Escola Municipal Araçá, recebeu o prêmio de melhor espetáculo em duas categorias: infantil e juri popular. Já o espetáculo “Maria Degolada” apresentado pelos alunos da Escola Estadual Setembrina venceu na categoria adulto. A cerimônia de premiação ocorreu no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, André Pacheco, e do secretário municipal de Cultura, Rafael Morosini. O Festival é uma realização da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A solenidade contou também com diversas apresentações artísticas: a banda da escola Setembrina executou o hino Rio-grandense e um repertório de sucessos populares; o grupo “Ilha de Encanto”, da Escola Estadual Isabel de Espanha, apresentou uma dança típica do Pará, o Carimbó; e o grupo de teatro experimental da Secretaria de Cultura apresentou uma peça com sátiras baseadas em vários momentos do Festival.

Homenagem especial: A organização do Festival concedeu uma homenagem especial a artista Niltamara Gomes, por reconhecimento a toda sua contribuição artística e cultural para o município. Em sua fala, o assessor de cultura, Igor Ramos, ressaltou que Niltamara transformou a própria casa em um espaço cultural, onde ministra oficinas de artes cênicas e música.

Espetáculos: O Festival mobilizou, ao longo de quatro dias, mais de duzentos alunosenvolvidos em 7 espetáculos estudantis - sendo cinco na categoria adulto e dois na categoria infantil. O público também compareceu e lotou diariamente o salão paroquial da Igreja Matriz para assistir os espetáculos. Além dos espetáculos teatrais, o evento contou com oficina de danças populares, apresentação de grupo de danças, show cover do Michael Jackson, hora do conto infantil, entre outras atividades.

VEJA COMO FICOU A PREMIAÇÃO

Na categoria infantil concorreram aos prêmios as peças “O macaco malandro” (Escola Municipal Araçá) e “O mundo é um moinho” (Escola Estadual Setembrina). Na categoria adulto concorreram “Deixa uma brecha pro sol entrar” (Escola Estadual Walter Jobim); “A criatura do Park Saint Hilare” (Escola Estadual Setembrina); “Maria Degolada” (Escola Setembrina); “A Lenda da Igreja Nossa Senhora das Dores” (Escola Estadual Setembrina); e a “A loira do banheiro” (Escola Estadual Setembrina).

Os vencedores foram eleitos por um júri técnico, formado pela jornalista, crítica teatral e Mestra em artes Cênicas pela UFRGS, Helena Maria Mello; pela performer, atriz, bailarina, bacharel em teatro pela UFRGS, Alessandra Souza; pelo ator viamonense, integrante do grupo teatral Leva Eu, Giordano Freitas; e pelo ator, diretor, produtor e assessor de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Viamão, Igor Ramos.

Confira os vencedores:

Categoria infantil

Melhor Figurino - O Macaco Malandro (Escola Municipal Araçá)

Melhor Iluminação - Não houve premiado

Melhor Trilha Sonora - O Mundo é um Moinho (Colégio Setembrina)

Melhor Cenário - O Mundo é um moinho (Colégio Setembrina)

Melhor Maquiagem - O Macaco Malandro (Escola Municipal Araçá)

Melhor Ator Coadjuvante - Evandro Andrade - O Mundo é um Moinho

Melhor Atriz Coadjuvante - Larissa Cavalho - O Mundo é um Moinho

Melhor Ator - Roger - O Macaco Malandro

Melhor Atriz - Gabriele Carvalho - O Mundo é um Moinho

Melhor Direção - Diheyser Veiga - O Macaco Malandro (Escola Municipal Araçá)

Melhor Espetáculo - O Macaco Malandro (Escola Municipal Araçá)

Categoria Adulto

Melhor Figurino - Maria Degolada - Escola Setembrina

Melhor Iluminação - Maria Degolada - Escola Setembrina

Melhor Trilha Sonora - A Loira do banheiro - Escola Setembrina

Melhor Cenário - A Lenda da Igreja Nossa Senhora das Dores - Escola Setembrina

Melhor Maquiagem - Maria Degolada - Escola Setembrina

Melhor Ator Coadjuvante - Vinícius Silveira - A Loira do banheiro

Melhor Atriz Coadjuvante - Nataniele Oliveira - Maria Degolada

Melhor Ator - Luiz Fernando Afonso - A Lenda da Igreja Nossa Senhora das Dores

Melhor Atriz - Laura Machado - Maria Degolada

Melhor Direção - Juliano Rabello - Deixa uma brecha pro sol entrar - Escola Walter Jobim

Melhor Espetáculo – Maria Degolada – Escola Setembrina

Juri Popular

O Macaco Malandro (Escola Municipal Araçá) – Nota 9,9

Prêmio Especial do Juri

Bruno Martins - Michael Jackson Cover

Premiados do 2º Festival Municipal de Teatro Estudantil de Viamão.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024