26 NOV 2014
2º Festival Municipal de Teatro Estudantil acontece em Viamão

Evento reúne espetáculos feitos por alunos de escolas da cidade. A abertura ocorreu nesta terça-feira (25), no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Na manhã de terça-feira, 25 de novembro, o secretário municipal de Cultura, Rafael Morosini e o assessor de cultura da SMC, Igor Ramos, abriram oficialmente o 2º Festival Municipal de Teatro Estudantil. O evento cultural reúne espetáculos teatrais feitos por alunos de escolas do município. O secretário Morosini destacou a importância do Festival. “O objetivo deste evento é incentivar os jovens da nossa cidade a estarem mais próximos das cultura e da arte”.

O primeiro dia do Festival contou com duas apresentações teatrais que concorrem da categoria adulto, ambas da Escola Estadual Setembrina: “A criatura do Park Saint Hilare” e “Maria Degolada”. Após cada espetáculo, ocorreram debates com os jurados do Festival.

Confira as datas, horários e local dos espetáculos: O festival terá duas apresentações por dia, até o dia 28 de novembro (de terça a sexta): às 10h e às 16h. No sábado (29/11), ocorre o encerramento com a cerimônia de premiação. As apresentações ocorrem no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que está localizada na Praça Cônego Bernardo Machado dos Santos, Centro, Viamão. Todas as apresentações têm entrada franca para o público.

Juri do Festival: O corpo de jurados é formado por profissionais de renome. Para esta edição, o núcleo de jurados é formado pela jornalista, crítica teatral, Mestra em artes Cênicas formada pela UFRGS e por várias vezes jurada do Prêmio Açorianos de teatro adulto e do Prêmio Novas Caras, Helena Maria Mello; pela performer, atriz, bailarina, bacharel em teatro pela UFRGS e assistente de produção em diversos eventos realizados pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), Alessandra Souza; pelo ator viamonense, integrante do grupo teatral Leva Eu; ex-integrante do grupo Teatreiros do Colégio Marista Graças,Giordano Freitas; e pelo ator, diretor, professor de teatro do colégio Marista, produtor, diretor do Grupo Teatral Leva Eu e assessor de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Viamão, Igor Ramos.

Espetáculos selecionados

Até o final do Festival, 125 atores passarão pelo palco, envolvidos em 7 espetáculos estudantis - sendo cinco na categoria adulto e dois na categoria infantil, que estarão concorrendo aos prêmios de Melhor Ator/Atriz, Melhor Ator/Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Espetáculo, Juri Popular e Prêmio Especial do Juri.

Categoria Infantil

• O macaco malandro – Escola Municipal Araçá – Direção Dieyser Veiga

• O mundo é um moinho – Escola Estadual Setembrina – Direção Matheus Fonseca

Categoria Adulto