26 NOV 2014
Programa Primeira Infância Melhor recebe visita de fundação

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Viamão foi escolhido pelo Governo do Estado do RS para receber a visita de representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, sediada na capital paulista. Os profissionais do PIM têm a missão de orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

A visita da Fundação - que contou também com a participação dos coordenadores do PIM da Secretaria Estadual de Saúde - ocorreu na segunda- feira, 24 de novembro. A intenção era que os profissionais da fundação paulista conhecessem o Programa no município e acompanhassem uma experiência exitosa. A secretária municipal de Saúde, Sandra Sperotto, ressaltou que a escolha de Viamão para esta visita demonstra o reconhecimento do excelente trabalho que está sendo realizado pela equipe de Viamão.

O grupo esteve reunido inicialmente com a secretária Sandra; a diretora geral da SMS, Lisiane Fagundes; e a monitora do PIM, Kelly Cristine Cunha. Durante a visita, os representantes conheceram o histórico do Programa e dados sobre o município. A secretária explicou também que em Viamão, o PIM está sendo desenvolvido através das Políticas Sociais Integradas, pela articulação e integração das ações entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. Ela ressaltou ainda que o PIM foi instituído inicialmente na Região das Augustas porque concentra os maiores índices de vulnerabilidade social do município.

Após o encontro com a secretária Sandra, os profissionais da fundação acompanharam um atendimento prestado para uma família cadastrada na Augusta Meneguine. O atendimento foi realizado pela visitadora Fernanda Freitas.

PIM em Viamão: Os visitadores são as figuras centrais do programa. Eles realizam o trabalho direto com as famílias, em suas casas ou em grupos. O visitador tem a responsabilidade de planejar, orientar, demonstrar e avaliar as atividades individuais e grupais com as gestantes e com as famílias e suas crianças. As visitas, que iniciaram em dezembro de 2013, contemplam cerca de 185  famílias da Augusta Meneguine. A abordagem e o atendimento são realizados por equipes de estagiários das áreas de Saúde, Educação e Serviço Social. Hoje, Viamão conta com uma equipe de 23 visitadores, duas monitoras e uma coordenadora do programa, todos ligados à Secretaria Municipal da Saúde. Além disto, conta com um grupo técnico municipal, formado por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cidadania e Assistência Social.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024