24 NOV 2014
Feira multicultural na EMEF Nossa Sra. de Fátima

A EMEF Nossa Sra. de Fátima realizou no último sábado, 22, a feira multicultural com foco nas culturas de matriz africana. O evento contou com uma bela apresentação de maculelê dos alunos, mostra de trabalhos, uma deliciosa refeição africana e presenças muito especiais: Mestre Kunta Kintê e contramestre Jean Sarará.

A escola participa do projeto “Mais Cultura nas Escolas”, do Ministério da Cultura, que é voltado para a capoeira angola e para a cultura de matriz africana. O professor de capoeira e parceiro cultural da escola Roger Ferreira ressalta que a capoeira trabalha a coletividade e o espírito de grupo, além de fazer a criança se sentir parte de um todo: “É um trabalho onde as crianças são os protagonistas, onde além de estar conhecendo uma luta eles estão aprendendo uma cultura”.

Já o contramestre Jean Sarará destaca a importância de trabalhar a cultura africana para mudar o atual cenário de discriminação: “É através das crianças que vamos mudar o preconceito”. O objetivo do projeto é trabalhar as funções pedagógicas da capoeira a partir da dança, do ritmo, da história de luta. A diretora Sílvia Regina da Costa Ostaszeweski acredita que quem ganha com o projeto são os pequenos. “Quem sai ganhando com tudo isso são os nossos alunos”.

O projeto:  Durante os meses de setembro, outubro e novembro a escola trabalhou com seus alunos a questão da cultura de matriz africana. No primeiro mês os alunos conheceram os fundamentos básicos da capoeira angola, já o segundo foco era a confecção de instrumentos e por último os alunos aprenderam sobre a culinária.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024