21 NOV 2014
Alunos da EJA comemoram o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, foi comemorado com uma integração entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu na Escola Municipal Ricardo Faicker Nunes, que fica localizada no Parque Índio Jari. Além da Escola Faicker Nunes, a organização do evento teve a participação da Escola Anita Garibaldi. O encontro contou com apresentações de teatro, poesia e dança,  roda de capoeira e palestras. No final do evento foi servido um delicioso jantar - feijoada acompanhada de arroz, couve, laranja – e canjica doce de sobremesa.

Atrações

O evento que marcou também o encerramento das atividades da EJA, contou com a apresentação da peça teatral  “Negrinho do Pastoreio: um conto brasileiro” pelos alunos do projeto Oficinas Integradas do Mais Educação da Escola Municipal Paulo Freire. A peça teatral tem a participação de cerca de 40 alunos das oficinas de teatro, capoeira, cordas, percussão e letramento, que são ministradas pelos professores Anderson Machado, Bianca Monteiro, Paulo Rodrigues, Rodrigo Souza e Lucas Mayer. O projeto Mais Educação da Escola Paulo Freire tem a coordenação da professora Vanessa Padilha.

O encontro teve também a participação dos alunos da Escola Luciana de Abreu que apresentaram uma roda de capoeira sob orientação dos integrantes do Grupo Aruanda. A professora e diretora da Escola Amador Nunes da Rocha, Gilmara Rita, ministrou uma palestra sobre a “ A Criação  do Mundo segundo a visão africana”, o  professor Ângelo Patrício, fez  uma reflexão sobre o tema “Consciência Negra Por Que?”. Após,  a professora Jorgina Nazário declamou uma poesia de sua autoria chamada “Negros” e  apresentou uma dança da cultura afro-brasileira.

Saiba mais sobre o projeto de integração entre alunos da EJA

Além da integração dos alunos, o objetivo dos encontros é valorizar os projetos e trabalhos que são realizados em sala de aula, a partir da exposição dos resultados. A escola anfitriã é responsável por receber os visitantes e apresentar uma proposta de trabalho. O encontro na Escola Faicker Nunes foi o último deste  ano com o tema Diversidade - Consciência Negra. Todas as escolas durante o decorrer do ano, recepcionaram e apresentaram uma temática:

- Escola Castelo Branco, com o tema “Profissões”:

- Escola Vinte de Setembro, com o tema “Ressignificando a Vida”;

- Escola Escola Apolinário Alves dos Santos com o tema:“Aproveitamento Integral dos Alimentos”;

- Escola Getúlio Vargas com o projeto: Sarau Literário

- Ginásio de Cultura e Esportes  com oficinas de capoeira.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza as direções, professores e alunos pela dedicação e comprometimento nas atividades desenvolvidas durante o ano.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024