20 NOV 2014
Brigada Militar celebra 177 anos com entrega de honrarias

O 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) de Viamão realizou uma cerimônia em comemoração aos 177 anos da Brigada Militar. Na ocasião, diversas personalidades foram homenageadas com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito e Comendas - foram homenageados militares que se destacaram por sua atuação e também civis em reconhecimento pelo apoio às ações da Corporação. Na ocasião, o 18º BPM homenageou dois funcionários da Prefeitura de Viamão. O chefe da Vigilância Municipal, Getúlio Barcellos, que foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito Capitão Luigi Rossetti, e o coordenador da Defesa Civil, Mauro Matiotti, que recebeu a Comenda Setembrina dos Farrapos.

A solenidade foi realizada no dia 19 de novembro, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC) de Viamão. O evento contou a presença do vice-prefeito, André Pacheco; do presidente da subseção da OAB de Viamão, Nilson Pinto da Silva; do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão (Acivi), Paulo Sérgio Gomes da Silveira; e da Titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), delegada Andréa Magno.

A solenidade foi presidida pelo comandante do 18º BPM, tenente-coronel Marcelo Giusti, que saudou todos os agraciados com as merecidas homenagens. O comandante parabenizou também os policiais militares pelo comprometimento com o trabalho desenvolvido em Viamão.

O vice-prefeito, André Pacheco, que esteve no evento representando o governo municipal, destacou o nível de confiança dos gaúchos na Brigada Militar. “O povo gaúcho tem muito orgulho e confiança da nossa Brigada Militar. Além de atuar no policiamento ostensivo, os policiais militares têm cuidado com a vida e com a proteção das pessoas”, destacou André. O vice-prefeito ressaltou também os esforços conjuntos nas questões de segurança pública. “A Brigada Militar é uma parceira do governo municipal. Precisamos caminhar juntos atuando de maneira a garantir a segurança plena da população”, finalizou.

Saiba um pouco sobre a história da Brigada Militar

A Brigada Militar é a Polícia Militar do Estado do RS, que tem por função principal o policiamento ostensivo. Seus integrantes são popularmente conhecidos como "brigadianos". A instituição foi fundada em 18 de novembro de 1837, com a denominação inicial de Força Policial; em 1841 passou a se chamar Corpo Policial; e em 1873 passou a denominar-se Força Policial. A partir da Proclamação da República no Brasil, em 1889, recebeu as seguintes denominações: Guarda Cívica (1889), Corpo Policial (1889) e finalmente Brigada Militar (1892).

Desde a sua criação, a Corporação participou de inúmeras revoluções históricas do país como a Revolução Federalista e a Revolução Assisista, Estado Novo e Golpe Militar. A partir de 1968, a Brigada Militar passou a executar, com exclusividade, as atribuições de policiamento ostensivo. O texto Constitucional de 1988 atribuiu à Corporação as atividades de Polícia Ostensiva, de preservação da ordem pública, de prevenção e combate a incêndio, de busca e salvamento e de defesa civil.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024