18 NOV 2014
Cultura divulga programação do Festival de Teatro Estudantil

A Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), divulgou a programação da segunda edição do Festival Municipal de Teatro Estudantil. O evento acontece de 25 a 29 de novembro. Todas as apresentações ocorrem no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Praça Cônego Bernardo Machado Dos Santos, Centro, Viamão), nos turnos da manhã e tarde, com entrada franca para a comunidade.

A abertura oficial acontece na terça-feira, dia 25, a partir das 9h30, com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Castelo Branco. Além dos espetáculos teatrais, o evento irá contar com oficina de danças populares, apresentação de grupo de danças, show musical, hora do conto infantil, entre outras atividades.

Premiação: A cerimonia de encerramento ocorre no último dia do Festival, na manhã de sábado (29), às 9h30, quando ocorre a premiação. Os estudantes/atores estarão sendo avaliados e concorrendo aos prêmios de Melhor Ator/Atriz, Melhor Ator/Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Espetáculo, Juri Popular e Prêmio Especial do Juri.

Juri do Festival: O juri do Festival será composto por Helena Maria Mello (jornalista, crítica teatral, Mestra em artes Cênicas formada pela UFRGS e por várias vezes jurada do Prêmio Tibicuera de teatro infantil de Porto Alegre); Alessandra Souza (performer, atriz, bailarina, bacharel em teatro pela UFRGS e assistente de produção em diversos eventos realizados pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen);Giordano Freitas (ator viamonense, integrante do grupo teatral Leva Eu; ex-integrante do grupo Teatreiros do Colégio Marista Graças; participou de vários festivais de teatro pela região metropolitana, interior e fronteira, onde recebeu diversos prêmios); e Igor Ramos (ator, diretor, professor de teatro do colégio Marista e produtor; com 14 anos de carreira; possui 21 trabalhos cênicos com diversos prêmios de melhor ator; 13 trabalhos cinematográficos em filmes de longa-metragem; participações em curtas gaúchos da RBSTV e Rede Globo, vídeos institucionais, comerciais e trabalhos fotográficos; e atualmente é diretor do Grupo Teatral Leva Eu e assessor de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Viamão).

Espetáculos selecionados

Dividido em cinco dias, o Festival traz 8 espetáculos estudantis - sendo cinco na categoria adulto e três na categoria infantil.

Categoria Infantil

• O macaco malandro – Escola Municipal Araçá – Direção Dieyser Veiga

• Consciência Sustentável – Escola Estadual Célia Flores – Direção larissa Schneider

• O mundo é um moinho – Escola Estadual Setembrina – Direção Matheus Fonseca

Categoria Adulto

• Deixa uma brecha pro sol entrar – Escola Estadual Walter Jobim – Direção Juliano Rabello

Obs. Na categoria adulto, o Festival Municipal irá contar com mais 4 espetáculos que serão classificados no festival interno da Escola Estadual Setembrina.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024