18 NOV 2014
Aberta oficialmente a XVII Semana da Consciência Negra

Foi oficialmente aberta na tarde do último sábado, 15, a XVII Semana da Consciência Negra de Viamão, na Praça Santa Isabel. O lançamento contou com a participação do vice-prefeito André Pacheco e da secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro.

A Secretária destacou que a intenção da semana é valorizar a cultura afro-brasileira. “A comunidade negra é muito importante para o nosso país e deve ser sempre valorizada. A Semana da Consciência Negra tem como objetivo contribuir para a diminuição do preconceito racial, que infelizmente ainda existe na nossa sociedade”. Já o vice-prefeito explicou que a Semana acentua ainda mais o propósito do governo municipal que é, antes de tudo, cuidar das pessoas.

O evento contou com apresentações artísticas das bandas Styllo Ideal (Vila Elza), Dhamer's (parada 31) e Ritmos da Vida (banda da Escola de Música Comunitária da Vila Gaúcha) que foram responsáveis por alegrar a bela tarde de sábado. A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente com uma Unidade Móvel que prestou uma série de serviços à comunidade como avaliações, pesagem do bolsa família, promoção e prevenção da saúde do homem e da população negra, além da distribuição de material informativo.

As atividade foram organizadas pela Comissão Especial da Semana da Consciência Negra, que contou com integrantes da Associação Beneficente de Religião Afro-brasileira Casa de Ketu; Delegacia Estadual de Cultos Afro Umbandistas; Companhia de Dança Brazil Estrangeiro; Movimento Negro de Viamão; da Câmara de Vereadores; e Prefeitura de Viamão, através do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social) e da Secretaria Municipal de Cultura.

A XVII Semana da Consciência Negra tem como tema “O mundo é melhor quando você para de pensar em preto e branco” e lema “Por um Brasil verde, amarelo e negro”, a Semana segue até o dia 20 de novembro. Toda a programação é aberta à comunidade e é gratuita.

Confira a programação:

Terça-feira (18 de novembro): Na terça-feira, dia 18, no Calçadão Tapir Rocha, no Centro, acontece mais uma tarde de apresentações artísticas. As apresentações iniciam às 16 horas e os grupos Fabiano Soares & Banda, Sunshines Mc's e Styllo Ideal já estão confirmados.

Quarta-feira (19 de novembro): Uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra acontece na quarta-feira, dia 19, a partir das 16 horas, na Câmara de Vereadores de Viamão (Praça Júlio de Castilho, S/N, Centro).

Quinta-feira (20 de novembro): Na quinta-feira, dia 20, a partir das 19 horas, na Sala de Cinema do Sesc (Alcebíades Azeredo dos Santos, 457, Centro), ocorre um painel que abordará o tema “A contribuição do negro na construção da sociedade brasileira”. O representante da religião de matrizes africanas Luis Alberto Pereira Silveira será um dos palestrantes que falará sobre o tema “Cultura afro religiosa na visão de um Babalorixá gaúcho”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024