29 OUT 2014
Dia de integração e formação para servidores da Saúde

No dia 28 de outubro, aproximadamente 300 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de uma programação especial em comemoração ao Dia do Servidor Público, na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância. Conforme a Secretária da pasta, Sandra Sperotto, o objetivo foi propiciar momentos de capacitação, de integração e de troca de experiência entre os servidores da Rede da SMS.

As atividades iniciaram às 8h30, com um café da manhã e, em seguida, os servidores foram saudados pelo Prefeito, Valdir Bonatto, pelo Vice-Prefeito, André Pacheco, e pela Secretária Sandra Sperotto. A Secretária parabenizou todos os funcionários e ressaltou a importância de cada servidor para garantir um atendimento de qualidade à população. “Sabemos que as demandas são muito complexas e a nossa meta é sempre oportunizar uma prestação de serviços públicos de qualidade. Cuidar das pessoas exige um esforço muito grande, por esta razão, neste dia especial, queremos cuidar de vocês”, salientou Sandra Sperotto. O Prefeito Bonatto fez questão de estar presente para homenagear todos os servidores. Em sua fala, agradeceu a todos os presentes por aceitarem o convite de integração e qualificação profissional, que possibilitará o fortalecimento das ações junto à população viamonense.

Os funcionários foram divididos em equipes e cada grupo foi conduzido às atividades propostas, tais como: trilhas ecológicas, puderam visualizar os bugios em seu habitat natural; passeios de trator; esportes radicais - travessia com obstáculos, parede de escalada e tirolesa; contatos com os animais domésticos; visitação ao Viveiro de Imersão, onde os participantes entram no mesmo ambiente de animais silvestres como araras e tucanos.

A cada atividade cumprida, as equipes recebiam partes de um grande quebra-cabeça que foi montado ao final do encontro. O quebra-cabeça representava a “Pirâmide de Maslow”, que é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, onde cada indivíduo deve "escalar" uma hierarquia de necessidades (necessidades de autorrealização, de autoestima, sociais ou de amor, de segurança e necessidades básicas). A secretária questionou os funcionários a responderem a seguinte pergunta “Onde a Saúde se encaixa na pirâmide?”. Ela explicou que a saúde está localizada na base da pirâmide e é essencial que cada indivíduo possa satisfazer primeiramente as necessidades de nível mais baixo para que seja possível atingir as necessidades de nível mais alto.

Como símbolo do encontro, os servidores se mobilizaram na construção de uma bandeira, onde representantes de cada grupo puderam deixar registrado mensagens e sentimentos em relação ao dia festivo. O evento contou também com uma apresentação de um balanço em relação às principais ações já realizadas nos dois primeiros anos de governo, bem como as metas que foram estabelecidas pela atual Gestão para qualificar e ampliar a qualidade e resolutividade da Secretaria de Saúde. A Secretária Sandra Sperotto fez um levantamento dos serviços que foram ampliados em 2013 e serão ainda em 2014 e nos próximos anos de Governo.

A psicóloga e Apoiadora Institucional do Departamento de Atenção à Saúde, Sandra Soller, explicou que momentos de integração entre funcionários da saúde são muito relevantes. “Aquele que atua na área da saúde é um cuidador e a vivência cotidiana com a doença gera um constante estresse. Se estivermos nos sentindo bem de uma forma integral, temos melhores condições para acolher e cuidar do outro”, finaliza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024