29 OUT 2014
Viamão promove Dia de Campo do RS Biodiversidade

O Projeto RS Biodiversidade da Emater/RS-Ascar promoveu um Dia de Campo nesta quarta-feira, dia 29, na propriedade de Erci Menezes, no Beco do Juiz, zona rural de Viamão. O encontro foi promovido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e teve por objetivo otimizar a produção e conservar os recursos naturais.

Na primeira estação, técnicos irão abordar a trajetória e objetivos do RS Biodiversidade, bem como o projeto desenvolvido na propriedade de Menezes. A segunda será sobre a importância da água para a produção leiteira e a demonstração de um bebedouro móvel, enquanto na terceira estação, o objetivo é explicar o uso da cerca elétrica, o manejo da pastagem e como se deve fazer para a coleta de amostragem de solo.

O município de Viamão é um dos grandes produtores de leite bovino do Estado. Hoje a cidade produz em torno de 45 mil litros por dia. Em 2013 a prefeitura fez um levantamento dos dados de cada produtor, e realizou um cadastro do número de animais, quanto se produzia, para quem se vendia e preço do produto. Conforme o secretario de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco, os números atuais são excelentes “quando assumimos a pasta, Viamão produzia 39 mil litros dia, hoje produzimos 45 mil, tivemos um aumento significativo” afirma Pacheco.

A propriedade da família Menezes é um bom exemplo dessa trajetória. Em 2012, a família possuía sete vacas e tirava cerca de 50 litros por dia. Sua filha, Nilza, estava se formando em técnica pecuarista pela ETA. Com os conhecimentos adquiridos, Nilza melhorou a produção familiar e a está expandindo. Hoje são 20 vacas holandesas que fornecem cerca de 300 litros de leite por dia. Toda a produção é comercializada e os cuidados com os animais são intensos. “Pela manhã recolhemos o gado na pastagem, que ficam protegidos com cerca elétrica. Levamos as vacas para a ordenha, as alimentamos e as levamos para outro pasto, na sombra, com bebedouro móvel. À tarde, buscamos as vacas no pasto, ordenhamos e as levamos para o primeiro pasto”, explica a jovem produtora. O chefe da família Menezes ressalta que o segredo é seguir a rotina no horário certo. “Elas se acostumam e ficam tranquilas.”

O agrônomo e chefe do Escritório Emater/Viamão, Ricardo Felicetti, fala que foram convidados para a atividades outros produtores familiares do município e de Eldorado do Sul e Santo Antônio, que também trabalham com gado leiteiro. O secretário de Agricultura e Abastecimento destaca que a produtividade está voltada para o orgânico, com redução significativa de produtos químicos. “Temos que investir na na implementação de novas tecnologias e na produção sem uso de produtos químicos, gerando um alimento mais saudável.”

Saiba mais:

- Viamão possui 103 produtores ativos, 1.300 vacas leiteiras.

- O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, com mais de 3,5 bilhões de litros anuais, significando 12% da produção nacional. São produzidos diariamente em torno de 10 milhões de litros de leite.

- A produção leiteira tem um significativo potencial de crescimento no Rio Grande do Sul, pelo seu clima temperado, fertilidade do solo, boa disponibilidade de água, produção predominantemente à base de pasto e em pequenas propriedades com mão de obra familiar e baixo custo de produção.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024