24 OUT 2014
Dia de ação do Outubro Rosa em Viamão

Toda quarta-feira é dia de ação do Outubro Rosa em Viamão e no dia 22 de outubro não foi diferente. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, no Calçadão Tapir Rocha (Centro), uma série de atividades voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo uterino.

As mulheres que passaram pelo local foram orientadas em relação aos cuidados com a saúde e puderam encaminhar exames de mamografia (mulheres acima de 40 anos) e fazer a coleta de material citopatológico para o exame preventivo.

A ação fez parte da programação do Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta nobre causa.

Outras atividades

- O evento contou também com serviços relacionados à saúde bucal, orientação nutricional, orientação para a 3ª idade, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e vacinas.

- O Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama de Viamão (Viamama) esteve presente na ação, com venda de camisetas e orientação para o público.

- Também ocorreu um show artístico com a banda de reggae "Arregados".

- Todas as unidades de saúde também promoveram ações preventivas e orientativas, como a importância do autoexame das mamas, da mamografia após os 40 anos e do exame citopatológico, preventivo ao câncer de colo de útero.

Próximas ações do Outubro Rosa

3ª Caminhada do Toque Rosa: A próxima atividade será realizada neste sábado, dia 25, quando ocorre a 3ª Caminhada do Toque Rosa, com saída em frente ao Sine, na Avenida Américo Vespúcio Cabral, a partir das 9 horas, com saída prevista para às 10 horas, em direção à Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz.

Dia de Ação em todas as unidades básicas de saúde: No sábado, 25, das 9h às 15h, ocorre também o Dia de Ação, quando todas as unidades básicas terão atividades voltadas à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, com exames clínicos e solicitação de mamografias.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024