20 OUT 2014
Do quintal, para a mesa

Os alunos da EMEF Monteiro Lobato, localizada na Helenita, estão colhendo o que plantaram, literalmente. Um grupo de alunos desenvolveu uma horta orgânica sustentável para ser apresentada no I Congresso de Agroenergia e Sustentabilidade, realizado em abril deste ano. De acordo com a diretora da escola, Fabíola Bocelli, a horta já existia, mas era pequena e não tinha o engajamento dos estudantes. “A partir de uma gincana para ser apresentada no Congresso, os alunos tornaram-se protagonistas do cultivo e fizeram um projeto de cisterna e multiculturas para que a horta se tornasse sustentável”, explica.

De acordo com a diretora, os alunos do 6º ano foram os idealizadores do projeto de cisterna e de multiculturas. A doação de terra, material e sementes teve a participação da comunidade e das famílias dos alunos. Com o frio, mais um projeto teve de ser inserido: a cobertura, feita a partir de uma estrutura de canos e tela de proteção, também angariados. “Agora fomos contemplados no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a compra de uma bomba de pressão para a cisterna e para captação de água da chuva de outros prédios da escola. Temos um grupo de alunos que são os coordenadores e outro grupo que são os monitores. O primeiro faz o projeto e pede a colaboração de todos e o segundo bota a mão na massa, planta, limpa e colhe os temperos e as verduras”, ressalta Fabíola.

Há o cultivo de rúcula, alface, cenoura, couve-flor, couve, tomate-cereja, rabanete, salsinha, coentro, cebolinha e espinafre. “As verduras e os temperos saem da horta, são higienizados e vão direto para a mesa dos 70 alunos do Programa Mais Educação, que almoçam diariamente na escola. A adubagem é totalmente orgânica, com restos de cascas”, completa a diretora. “Quando oferecemos pela primeira vez a rúcula, colocamos a verdura em travessas na mesa, para que os alunos pudessem se servir. A aceitação foi tamanha que não sobrou nenhuma rúcula para contar a história.”

O sucesso da horta já pode ser visto na comunidade também. Os alunos estão levando seus conhecimentos para aplicarem em casa, gerando alimentos mais saborosos, com concentração de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes em comparação com os convencionais. “Não existe nada melhor do que saborear um alimento que você mesmo plantou”, finaliza Fabíola.

As vantagens dos produtos orgânicos: (Fonte: granjaverdejardins.com.br)
• Evitam problemas de saúde causados pela ingestão
de substâncias químicas e tóxicas, mantendo as defesas naturais do corpo e diminuindo o uso de medicamentos;
• Ajudam a aliviar o organismo da sobrecarga de toxinas que acumulamos ao longo dos anos;
• Protegem as gerações futuras de contaminações químicas;
• Protegem a qualidade da água e do solo;
• Restauram a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal;
• Ótimos para as crianças terem mais saúde e bom crescimento.

Da esquerda para a direita, os coordenadores da manhã Douglas Madrid, Gustavo Corrêa, Vitor de Souza e a diretora Fabíola Bocelli.

O aluno Gustavo Corrêa com um pé de alface recém-colhido.

Horta 1

Cisterna para irrigar as hortas

Horta 2

Horta 1