17 OUT 2014
Crianças aprendem brincando

Desde agosto, os kits pedagógicos adquiridos pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), vem auxiliando na aprendizagem e trabalhando temas que contribuem para a construção de conhecimentos dos alunos. O material, que foi distribuído para 61 escolas da rede municipal, conta com livros infantis, fantoches, dedoches, máscaras, avental de história e brinquedos educativos.

A professora do Maternal 2 da Escola de Educação Infantil Cisne Branco, Aline Weber, explica que o material representa mais um recurso pedagógico, que contribui no desenvolvimento das competências e habilidades das crianças. “É um material muito rico e vem nos auxiliando em diversas atividades que trabalhamos em sala de aula”. A professora diz ainda que no mês de outubro, através do projeto “Era uma vez”, a sua turma está trabalhando duas histórias infantis, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. Ela explica que com a ajuda das máscaras, as crianças encenam as fábulas com desenvoltura e entusiasmo, interagindo muito bem com as atividades que são propostas em sala de aula.

Já a diretora da escola, Andréia Kulmann, destaca a qualidade do material. “Os produtos adquiridos são de excelente qualidade e não oferecem riscos para as crianças. Além disso, o material pedagógico contempla diversas áreas, como por exemplo, a diversidade cultural e étnica e questões sobre o meio ambiente”, explica Andréia.

As assessoras pedagógicas da Educação Infantil, Karin Lucrécio e Taís Stefanowski, destacam que o material ajuda o aluno a vivenciar os temas transversais de uma maneira lúdica . “Este aspecto faz com que a criança aprenda de uma forma mais fácil e divertida, tornando o processo mais prazeroso”, diz Karin. A assessora Taís complementa que o material dá suporte para o professor, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais atrativo para as crianças.

O material pedagógico adquirido pela Prefeitura, foi dividido em kits que abordam temas diversos, tais como, animais, fábulas, meio ambiente, diversidade, alfabetização e numerais. Cada escola recebeu seis sacolas com produtos dirigidos aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.