Na semana em que comemora-se o Dia do Professor, apresentamos uma iniciativa dos docentes da EMEF Monteiro Lobato, localizada na Helenita, que conseguiu aumentar o rendimento escolar, a curiosidade e o vocabulário dos alunos.
Era recesso escolar, em julho, época em que os alunos entram em férias e os professores recebem formação pedagógica, trocam experiências e buscam soluções conjuntas para melhorar o ensino em cada escola. Os docentes fizeram uma reunião de classe, onde discutiam o rendimento escolar das turmas e buscavam uma solução para aumentar o interesse dos alunos pelo estudo. Eis que surgiu, então, a ideia de promover uma competição saudável, onde quem vence é quem busca mais conhecimento. Foi assim que surgiu o Soletrando, mas com um diferencial, o envolvimento de todos os professores, de todas as disciplinas, e de todos os alunos da escola, explica a diretora da instituição, Fabíola Bocelli. A diretora conta que no início os alunos não se interessaram, mas ao irem passando pelas etapas, a mobilização foi total.
O Soletrando foi conduzido pela coordenadora pedagógica Magda Mello e pelas professoras de português, Suelena de Barros e Nívea Jacques, e envolveu todas as disciplinas, com base na leitura, do 1º ao 9º ano. Cada professor organizou um polígrafo para que seus alunos estudassem e passou para a comissão uma seleção de palavras a serem sorteadas, com os seus respectivos significados para contextualização do aluno, se fosse necessário, detalha Magda.
Fabíola ressalta que a competição iniciou em agosto, logo após o recesso escolar, e foi dividida por etapas, sendo a final realizada dia 9 de outubro. Na primeira etapa, todos participavam e, de cada turma, saíam três alunos. Na segunda etapa, era selecionado apenas um aluno por turma. E, na terceira e última etapa, os alunos do 1º ao 5º competiram por ano. Os finalistas receberam medalhas e mimos doados pelo comércio. E, do 6º ao 9º ano, os alunos competiam integrados. A grande vencedora foi a aluna do 9º ano, Náthali da Silva, que recebeu como prêmio um tablet, comprado através de rateio entre os professores.
De acordo com a professora de português Suelena, os alunos se sentiram integrados na disputa e foram instigados a conhecer as palavras que não faziam parte dos seus vocabulários cotidianos. Foi muito bom ver o engajamento de todos. Na final, todos os alunos participaram e torciam para que os representantes de suas turmas fossem os vitoriosos. A autoestima de todos aumentou a medida que eles se sentiam capazes. Neste projeto, trabalhamos valores, respeito, cooperação e superação, destaca.
A aluna Náthali conta que ficou animada com o projeto e dá a receita que usou para vencer na prova: ler muito. Só neste ano, Náthali já leu seis livros. Atualmente está lendo Cidade dos Ossos, da autora Cassandra Clare. É um romance de ficção juvenil que se passa em Nova Iorque. Sempre tive o hábito de ler e quando não sei o significado de uma palavra, pesquiso. Esse hábito também é cultivado pelos estudantes Handrey Soares, 9 anos, vencedor do 3º ano, e Domênico Vottório, 9 anos, vencedor do 4º ano. Toda sexta-feira vou até à biblioteca da escola e retiro uma obra para ler, ressalta Handrey.
Fabíola comemora o sucesso do projeto e já faz planos para a próxima edição, que deverá acontecer no próximo ano. Eu e todos os professores estamos realizados. Alcançamos nosso objetivo de instigar os alunos ao estudo e a acrescentar novas palavras ao vocabulário. Agradeço a todos que colaboraram para o sucesso do Soletrando, principalmente para os pais por incentivarem seus filhos, encerra a diretora.
Vencedores do I Soletrando:
1º ano Pietra Ludwig;
2º ano Ana Carolina Correa;
3º ano Handrey Soares;
4º ano Domênico Vottório;
5º ano Lucas campos;
6º ao 9º anos Náthali da Silva.
Saiba mais:
O projeto Soletrando visa conscientizar a criança da importância da escrita correta, como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo de aprendizagem, através de uma competição saudável.
As palavras são sorteadas e o aluno tem que soletrá-las corretamente, com acentuação. Se a palavra tiver duas formas de escrever, o aluno pode solicitar a contextualização. Um exemplo é a palavra concerto, que pode ser escrita com C, significando um espetáculo musical, ou com S, significando o reparo de um material.
O Soletrando é nacionalmente conhecido através do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, onde os competidores são estudantes da rede pública de ensino.