16 OUT 2014
Construção de escolas infantis tem data marcada: “Os cuidados com as pessoas e com a cidade estão acima de partido político”

“Um momento histórico para a cidade, uma demonstração de que a vontade de fazer e a competência em gestão de recursos são marca desta administração”. Assim, o prefeito municipal, Valdir Bonatto, e a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, definiram o momento em que foi anunciada a data de início da construção das três primeiras escolas de educação infantil, de um total de 17 que serão instaladas em Viamão.

Na terça-feira, dia 14, juntamente com a empresa responsável pelas obras, Bonatto e Clarice confirmaram que no dia 17 de novembro, os terrenos da Tarumã (rua David Canabarro), Estalagem (rua Frederico Mentz) e Vila Augusta (rua Teodoro Luiz Castro) serão entregues para a construtora iniciar os trabalhos: “os serviços de terraplanagem e o fornecimento de água e luz, compromissos nossos, já estão em andamento, dando condições de trabalho”, acrescenta a secretária.

Bonatto explica como foram acessados esses recursos do programa Proinfância: “Esse recurso não veio para Viamão nem por bondade, nem por alinhamento político. Somente com o nosso trabalho de retirar a Prefeitura do Cadin e a capacidade de apresentar projetos e assumir compromissos, foi possível trazer tanto as 17 escolas infantis, quanto a UPA 24 Horas e o Centro Esportivo da Cecília. O governo anterior, por 16 anos, não teve essa vontade, organização e, mesmo alinhado ao partido dos governos Estadual e Federal, optou por não se habilitar ao programa, simplesmente abdicando das escolas. Nós entendemos que o nosso papel é buscar o melhor para Viamão, sem cores partidárias, mas com gestão eficiente. O cuidado com as pessoas e com a cidade estão acima de partidos políticos.”

O prefeito destacou que no primeiro mês de gestão, em janeiro de 2013, a Prefeitura já manifestou o interesse em aderir ao programa e desde então trabalhou na identificação de áreas para a instalação destas escolas, e lembrou que a verba para a construção das escolas de educação infantil estava à disposição do município desde 2010. “Quando assumimos a gestão do município já sabíamos que, em números redondos, 70% dos impostos pagos vão para o Governo Federal, 20% para os estados e, apenas 10% para os municípios, e trabalhamos para que esses recursos chegassem de fato até Viamão, não apenas em promessas. A população de Viamão ficou muito tempo esperando por isso, ouvindo discursos e promessas por 16 anos, mas quem assumiu o compromisso com universalização da educação infantil e está tendo a responsabilidade em realizar é a nossa gestão”, finalizou Bonatto.

Box:

Locais das novas unidades

Foram assinados os contratos das escolas dos seguintes bairros Gaúcha, Augusta/Passo dos Dorneles, Krahe, Viamar, Itapuã, Residencial Três Figueiras, Jardim Fiuza, Universal, Vila Elza, São Tomé, Lomba Tarumã, Águas Claras, Recanto da Lagoa, Parque Farroupilha, Estalagem e Augusta/Botafogo.