15 OUT 2014
Educação promove 2ª Mostra Cooperação no Dia do Professor

Cooperação, Colaboração, Integração, Parceria, Trabalho em Equipe, Comunicação, Valorização, Garra, Superação, Dedicação, União, Harmonia e Apoio foram as palavras-chave da 2ª Mostra Cooperação, promovida pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Educação. O evento foi realizado no Dia do Professor, 15 de outubro, na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância. Cerca de 1.500 profissionais participaram da capacitação, divididos em 13 equipes, por cores: azul claro, amarelo, vermelho, laranja, rosa claro, roxo, verde claro, rosa pink, azul escuro, verde escuro, lilás, branco e preto. Cada equipe podia escolher um dos seis temas a serem trabalhados: Esporte, Gincana, Relax, Sustentabilidade, Trilha Cooperativa e Turismo Rural. O objetivo de todos era fazer o grande termômetro subir. Para isso tinha de haver, acima de tudo, trabalho em equipe.

Ao chegarem na Fazenda, os professores e funcionários foram recepcionados com um delicioso café da manhã e assistiram ao show de Paulo Becker, oficineiro de música do Programa Mais Educação, que interpretou músicas populares brasileiras no violão e voz. A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, parabenizou todos os professores pelo seu dia e ressaltou que o educador é um eterno aprendiz. “Hoje, estamos oportunizando as relações interpessoais e a integração de equipes, com o desenvolvimento de habilidades e superação.”

O prefeito, Valdir Bonatto, que também é professor, ressaltou a importância do educador. “O professor é o profissional mais significativo na vida da sociedade, pois é a partir dele que nascem todas as outras profissões. Hoje é um dia muito especial. Dia de cooperar, dividir, crescer e ser feliz. O bom professor, aquele que consegue passar os ensinamentos, marca e nunca sai da memória do aluno”, encerra Bonatto.

Após a abertura, os professores foram reunidos em equipes e escolheram os temas a serem trabalhados. Os monitores da Quinta da Estância conduziram as equipes até os seus locais de provas.

A professora Cristina de Faria, 42 anos, da EMEF Alberto Santos Dumont, equipe vermelha, escolheu trabalhar o tema esporte e superou seus limites fazendo a prova de arvorismo e tirolesa. “Prefiro os esportes para queimar calorias. Das palavras-chave, creio que trabalhei a garra e a união”, ressalta. Gritos de guerra, de medo e de superação eram ouvidos a todo instante. Mensagens de apoio e de otimismo, dos colegas que torciam pelas atletas também a ajudaram a completar a prova.

Durante a tarde, os professores seguiram com as atividades que foram propostas. Para fechar a gincana cooperativa, os educadores se mobilizaram na construção de uma bandeira utilizando as cores de suas equipes. Em seguida, cada equipe fez um desfile e apresentaram seus gritos de guerra. Por fim, os educadores assistiram à palestra “A Função da Educação pelo Afeto e a Cooperação no Mundo do Trabalho”, com a Doutora em Educação Cláudia Flores Rodrigues.

O diretor da EMEF São Jorge, Cristian Torres, falou sobre o encontro: “Foi um dia muito especial, uma comemoração muito boa para todos nós professores. Um dia de integração e de atividades descontraídas. Valeu muito a pena estar aqui”. A vice-diretora da EMEF Santa Isabel, Sandra Alves, agradeceu pela oportunidade. “É um momento especial que a SME está nos proporcionando. Agradeço à Secretaria pela oportunidade de oferecer um momento de integração junto aos nossos colegas”. Já a diretora da EMEF Santa Isabel, Rita Mülheres, ressaltou a importância do evento. “É um momento aguardado por todos, onde nos reunimos e nos divertimos. É com muito prazer que participamos deste encontro”, encerra.

O estouro de fogos de artifícios ao final do encontro simbolizou a vitória de todas as equipes, que fizeram o cooperômetro subir, vencendo os desafios, valorizando e somando às diferenças e características de seus participantes. A Mostra foi encerrada no final da tarde, do mesmo jeito que começou, com muita alegria e descontração, regada a um delicioso café com produtos coloniais, ao som da Banda Acústico Quinta, que interpretou sons de pagode.