10 OUT 2014
Alunos da São Jorge participam da Feira de Ciência da PUC

O trabalho de pesquisa cientifica “Robótica e Reciclagem”, da Escola Municipal São Jorge, foi classificado para participar da Feira de Ciências e Inovação do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. A exposição do trabalho para o público ocorreu na quinta-feira, 9 de outubro, e contou com a participação dos estudantes do 7º ano, que produziram a pesquisa - Gustavo Américo, Pablo Pereira, Wendell Trindade e Vinnicyus de Moura – e dos professores orientadores, Fernanda Gaieski (Ciências) e Fábio da Silva (Geografia).

O professor Fábio explica que é o segundo ano consecutivo que a Escola São Jorge classifica projetos para a Feira de Ciências da PUC. Ele ressalta que isso é fruto da Feira do Conhecimento da escola - realizada todo ano, no mês de junho. “A Feira da escola São Jorge conta com a participação de estudantes de todas as turmas e envolve professores de todas as disciplinas. Os trabalhos melhores avaliados são inscritos na Feira da PUC. As Feiras que são organizadas dentro de escola são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e o interesse pela pesquisa”, destaca Fábio. A meta para o próximo ano é que os trabalhos sejam inscritos também no Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Trabalhos

Melhorar a relação humana com o meio ambiente e desenvolver tecnologias são duas das principais características do projeto apresentado pelos alunos da escola São Jorge. Seguindo esses passos, eles construíram um carrinho com controle remoto utilizando tampinhas de garrafa, fios elétricos, papelão, clips, papel alumínio, uma bateria de 3 volts e um motor. Os estudantes também apresentaram um robô guindaste hidráulico, que foi confeccionado a partir de seis seringas, canos e blocos de madeira - a pressão da água faz movimentar o braço hidráulico. “A ideia do nosso projeto é construir alguma tecnologia utilizando materiais que iriam para o lixo e que iriam poluir o nosso planeta”, destaca o aluno Vinnicyus.

Segundo a professora Fernanda, os próprios estudantes pesquisaram sobre os temas e confeccionaram os protótipos. “Projetos como esses só trazem mais conhecimento aos alunos. Através da pesquisa, o aluno tem a possibilidade de descobrir coisas novas e o papel do professor é orientar os alunos na busca de informações”.

Saiba mais sobre a Feira de Ciências e Inovação do MCT-PUCRS

Participam da Feira de Ciências e Inovação do MCT-PUCRS estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio/Técnico de Porto Alegre, da região metropolitana e do interior do Estado. A Feira de Ciências e Inovação do MCT-PUCRS é um evento anual que visa incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da Ciência. Os trabalhos apresentados durante a edição de 2014, serão avaliados por membros da comissão avaliadora composta por professores(as)/ pesquisadores(as) da Universidade, acadêmicos da Universidade de cursos ligados à área de Ciências e de alunos do Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática. Cada grupo receberá um certificado de participação emitido pela PUCRS e, dentre os trabalhos apresentados, dez serão escolhidos e receberão certificação de destaque.