08 OUT 2014
Dia de Ação na Unidade de Referência em Saúde Centro

Todo dia é dia para cuidar da saúde, mas em outubro, mês do movimento Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando os cuidados com a saúde da mulher. Durante o mês, todas as quartas-feiras é Dia de Ação em todas as unidades de saúde, com atividades voltadas à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, com exames clínicos, agendamento de coleta e solicitação de mamografias.

Na Unidade de Referência em Saúde Centro, durante o acolhimento é oferecida a oportunidade de participar de uma palestra. “Quando o paciente procura atendimento, estamos falando sobre a importância dos exames anuais de rotina para as mulheres e as convidamos para participar de uma reunião, que está acontecendo às quartas-feiras, ministrada pelo enfermeiro Marcos Oliveira. A adesão tem sido bastante satisfatória”, ressalta o coordenador da URS Centro, Diego Santos.

Encontro

Ao chegar para participarem do encontro, as mulheres eram recebidas pela enfermeira Tatiane Mella, que já preenchia um encaminhamento para a realização de mamografia às pacientes com 40 anos de idade ou mais e agendava um horário para a coleta de exame citopatológico (papanicolau).

Após, o enfermeiro Oliveira explicou sobre a importância do exame preventivo do colo de útero e falou sobre os principais fatores de riscos que desencadeiam a doença. “Os principais fatores incidem sobre as mulheres que adquiriram o vírus HPV, são fumantes, que já tiveram vários parceiros, fazem usam por tempo prolongado de anticoncepcionais orais, não fazem corretamente a higienização íntima, entre outros”, alerta Oliveira. “Esses fatores não são determinantes, mas desencadeadores”, explica o enfermeiro. “Isso quer dizer que nem todas que têm HPV, ou são fumantes, vão ter câncer. Mas é importante diagnosticar para tratar”, esclarece.

Oliveira mostrou uma maquete do aparelho reprodutor feminino e como é feita a coleta de material citopatológico para o exame preventivo. De acordo com o enfermeiro, o exame permite detectar qualquer anomalia celular e tratar. “O diagnóstico precoce reduz a mortalidade. No nosso Estado temos um alto índice de cânceres do colo de útero e de mama”, acrescenta. Oliveira ressalta que o papanicolau deve ser feito após a mulher ter iniciado a sua vida sexual, até os 64 anos. Já a mamografia é só àquelas com 40 anos ou mais.

O coordenador da URS Centro lembra que na quarta-feira anterior, dia 1º de outubro, a palestra "Vivências e Experiências sobre o Câncer de Mama" foi ministrada pelo Instituto Viamama. “Estamos em tratativas com o Viamama para que as palestras possam acontecer uma vez por mês e não só no mês de outubro”, encerra Santos.

Ainda em dúvida, Inês Paixão, 65 anos, disse que a última vez que fez o exame foi há 45 anos. “Tu achas que devo fazer?”, indagava. O enfermeiro Oliveira ressaltou que era necessário sim, pois não havia registro de material e acalmou Inês. “A senhora não precisa ter medo, não dói e pode detectar se há alguma alteração celular ou na flora. Vamos agendar e fazer sim”, acalmou Oliveira.

Saiba mais:

Horário de Acolhimento na URS Centro: das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas

Tempo para saber do resultado da coleta de CP: 30 dias após a coleta o exame vem para a unidade de saúde e, na consulta, o enfermeiro já esclarece o resultado e faz os encaminhamento necessários, se houver necessidade.

Mamografias: são realizadas, mediante encaminhamento, no Consultório de Radiologia Clínica, na rua Saul Trindade, 47, na São Lucas, parada 44.