07 OUT 2014
Outubro Rosa – Dia de Ação em todas as unidades de saúde

O Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta nobre causa. O nome remete à cor dita feminina, e o mês, a ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia, culturalmente instituídas pela população americana, que, posteriormente, foi aprovada no Congresso e se espalhou pelo mundo.

Em Viamão não podia ser diferente. Desde o dia 1º, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, símbolo histórico do município, e o prédio da Secretaria Municipal da Saúde (parada 44) estão iluminados na cor rosa, chamando a atenção das mulheres para que não descuidem da sua saúde e procurem fazer mensalmente o exame de toque das mamas e, anualmente, a mamografia e a coleta de CP.

A Secretaria Municipal de Saúde, durante este mês, está intensificando a promoção à saúde da mulher e durante todas as quartas-feiras será o Dia de Ação, onde todas as unidades básicas terão atividades voltadas à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, com exames clínicos e solicitação de mamografias. Amanhã, dia 8, a Unidade de Referência Centro fará uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, às 13 horas. “Todas as unidades estarão com atividades voltadas ao público feminino. Cada uma deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e participar”, solicita a secretária de Saúde, Sandra Sperotto.

Programação:

• Dias 8, 15, 22 e 29 de outubro, quartas-feiras, a Secretaria da Saúde estará promovendo o Dia da Ação em todas as unidades básicas de saúde, onde serão realizadas atividades voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo uterino.

• No dia 18 (sábado), será realizado o 3º Toque Rosa, uma caminhada para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de estimular as mulheres a realizarem o auto exame de toque das mamas. A concentração será realizada em frente ao Sine, na Avenida Américo Vespúcio Cabral, a partir das 9 horas, com saída prevista para às 10 horas, em direção à Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à igreja, onde a Secretaria da Saúde estará disponibilizando a Tenda do Toque Rosa, com informações de promoção e prevenção à saúde da mulher.

• No dia 24 será feito o Dia da Promoção, com atividades às alunas do EJA das escolas municipais.

• Dia 25 de outubro (sábado) será o Dia de Promoção e Prevenção em todas as unidades de saúde, onde estarão sendo desenvolvidas atividades para o autocuidado integral da saúde.

• Endereço e telefone das Unidades de Saúde:

– Águas Claras - ERS 040, km 28, parada 88 - telefone 3498.2167

– Augusta Marina - Av. Dário Gonçalves Molho, s/nº - telefone 3435.0326