07 OUT 2014
Programa Escola da Terra inicia capacitação de professores

Começou na última quinta-feira, 2, a formação para professores das redes municipal e estadual do Programa Escola da Terra. A intenção do programa é qualificar os profissionais que atuam nas escolas que contam com turmas multisseriadas (com alunos de diferentes anos de escolaridade e faixa de idade estudando juntos) situadas na área rural do município, promovendo a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo.

O curso aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e foi ministrado por profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Darli Collares (coordenadora do curso), Nina da Rosa Xavier (supervisora do curso) e Paulo Peixoto de Albuquerque (professor pesquisador).Participaram da atividade 15 professores que atuam nas escolas municipais Zeferino Lopes de Castro, Nossa Senhora de Fátima, Podalírio Oliveira Fraga, Felisberto da Costa Nunes e Acrísio Prates; nas escolas estaduais Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Rui Barbosa; e na escola indígena Carai Arandu. Além dos professores, estiveram presentes na atividade a secretária da SME, Maria Clarice de Oliveira e a tutora do programa em Viamão, Cleonice Sorgen.

O encontro deu início a etapa chamada 'Tempo Universidade'. Durante o curso, os educadores debateram as perspectivas, trocaram experiências e planejaram os caminhos e estratégias que adotarão em sala de aula. Ocorreu também a distribuição do material didático. A formação conta ainda com a etapa tempo-comunidade, que consiste em atividades realizadas em serviço, com acompanhamento de tutores.

Na abertura do curso, a secretária Maria Clarice explicou que reunir numa mesma sala de aula alunos de diferentes níveis de escolaridade faz parte da realidade da educação no Brasil e representa um dos grandes desafios pedagógicos. “A formação específica para este público é fundamental. Estes encontros irão contribuir para a construção de uma proposta pedagógica que possa ser consolidada dentro das nossas escolas, visando sempre melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem”.

A tutora Cleonice ressalta que em novembro, os professores do programa participarão de uma formação na UFRGS, em Porto Alegre, durante três dias. Neste período, os professores serão substituídos em sala de aula por acadêmicos da Universidade Federal que estão sendo preparados para essa troca de experiência.