06 OUT 2014
Santa Isabel propõe Aromas e Sabores

Neste ano, para comemorar o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), os professores das turmas do jardim ao 4º ano, da EMEF Santa Isabel, propuseram um trabalho a longo prazo. Eles construíram uma horta vertical e horizontal, com materiais reutilizáveis. Agora, após quatro meses de trabalho, a horta começa a dar seus primeiros frutos. Trata-se do projeto Aromas e Sabores, criado pela professora Valéria Lemos e aprovado pela diretora Rita Mülheres.

Durante uma semana, os alunos trouxeram de casa, latas, garrafas PET, caixas de madeira e pneus. Com o material arrecadado, foi iniciado o planejamento e a organização da horta vertical e horizontal, que foi pendurada na parede lateral da biblioteca e no chão. “Com esse projeto, colocamos em prática os 3Rs da sustentabilidade (repensar, reduzir e reciclar), para que possamos viver de maneira mais harmoniosa com a natureza, reduzindo consumos, reutilizando o lixo doméstico e selecionando de forma adequada o material que serve para reciclagem e reutilização”, explica Rita.

O objetivo, segundo Valéria, foi mostrar aos alunos que é possível reutilizar resíduos sólidos e orgânicos de maneira prática, econômica e eficiente. “Além disso, os professores puderam fazer com que os alunos compreendessem, na prática, as diferenças entre resíduos orgânicos e inorgânicos, conscientizá-los sobre a necessidade de reaproveitar e selecionar os resíduos para preservar os recursos naturais de maneira inteligente e sustentável, criar hábitos saudáveis às crianças e reconhecer o potencial orgânico dos alimentos descartados, entre outros”, acrescenta a idealizadora do projeto.

O projeto foi dividido em cinco etapas:

1ª etapa: construção da composteira, que será instalada ao lado da cozinha, com três baldes e uma torneira para coleta do chorume;

2ª etapa: utilização da composteira para a fabricação do húmus e adubagem da terra.

3ª etapa: construção da horta;

4ª etapa: plantio de mudas de temperos, chás, verduras;

5ª etapa: manutenção da horta pelos alunos, divididos por turmas, para regamento, limpeza e adubagem.

Valéria ressalta que a cada três meses é feita uma avaliação com os alunos para verificar o que foi aprendido e qual a utilidade da horta para a conservação do planeta.