03 OUT 2014
Professores da rede municipal prestigiam lançamento do catálogo da FVCB

Na última quinta-feira, 2 de outubro, a Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) lançou o Material Educativo Sala dos Pomares Novas Aquisições, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento foi acompanhado pelo prefeito, Valdir Bonatto; pela secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira; pela diretora-geral da SME, Rejane Viegas; pela coordenadora do programa educativo da FVCB, Margarita Kremer; e por professores e diretores da rede municipal de ensino.

Na ocasião do lançamento, foi distribuído ao público um catálogo constituído por 15 fichas ilustradas com imagens de obras adquiridas recentemente pela Fundação. A coordenadora Margarita explicou que o objetivo do material é divulgar parte do acervo da FVCB e qualificar ainda mais a atividade do professor. “A arte contemporânea aborda diferentes conteúdos e através dela é possível multiplicar ideias, que às vezes não são tão fáceis de transmitir pelos currículos escolares”, ressaltou Margarita.

Durante o lançamento, Bonatto explicou que está sendo construído o Plano Municipal de Turismo e que a FVCB, juntamente com toda a sua riqueza cultural, estará incluída na rota de alternativas turísticas do município. O prefeito lembrou também do Programa Educativo da FVCB que está sendo desenvolvido com a parceria da SME e que agrega valor ao trabalho pedagógico. A secretária de Educação acrescentou que o Programa consiste num curso de formação continuada em arte e que é destinado aos professores da rede municipal, que aplicam todo conhecimento adquirido em sala de aula. “A formação culmina com a exposição dos trabalhos dos nossos alunos, que neste ano será na Feira Literária. Sempre temos gratas surpresas com a descoberta de talentos”, destacou Maria Clarice.

Saiba mais sobre a FVCB

Há 10 anos, a Fundação Vera Chaves Barcellos promove o acesso à cultura, às artes, à memória e ao conhecimento através de uma programação regular de exposições gratuitas, aliada à atividades paralelas que contribuem para a qualificação do debate em torno da arte contemporânea.

O acervo da FVCB é reconhecido nacional e internacionalmente por sua excelência e conta com mais de 2 mil itens - desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, arte postal, esculturas, objetos, instalações, vídeos e livros de artista, além de publicações. Recentemente foi adquirido, através de recursos do 6° Prêmio Marcantonio Vilaça, 29 novas peças dos seguintes artistas: Ana Miguel, Angelo Venosa, Anna Bella Geiger, Brígida Baltar, Daniel Acosta, Elaine Tedesco, Eliane Prolik, Elida Tessler, Luciano Zanette, Mara Alvares, Marcos Fioravante, Maria Lucia Cattani, Milton Marques, Pedro Escosteguy e Romy Pocztaruk.

A sede da FVCB está localizada na Av. Senador Salgado Filho, 8450. A visitação ocorre de segundas a sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min, mediante agendamento. Para agendamento de visitas ligue para o telefone (51) 8229 3031, ou pelo educativo@fvcb.com