06 OUT 2014
Prefeitura instala videomonitoramento em prédios públicos

Os prédios públicos estarão mais seguros a partir de agora. A Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SMA), implantou um moderno sistema de segurança e videomonitoramento, com instalação de câmeras e sistema de alarmes. Ao todo, foram instaladas 1.230 câmeras, em 108 prédios públicos municipais, como secretarias municipais, escolas, CRAS, Unidades de Saúde, depósitos, almoxarifados, etc.

O secretário de Administração, Elton Ferreira, explica que o objetivo da ação é oferecer mais segurança aos servidores municipais e garantir a preservação do patrimônio público. “Omonitoramento por câmeras representa um instrumento para coibir as ações criminosas. Os prédios públicos e o patrimônio que ali está são bem de todos, e constantemente sofrem algum ato de vandalismo. Nossos prédios estarão sob monitoramento 24 horas por dia. Essa ação irá garantir mais segurança a todos", ressaltou o secretário.

O diretor-geral da SMA, João Paulo Possebon, explica que o mecanismo de monitoramento vai ajudar a identificar ataques. “Tudo o que está sendo captado pelas câmeras será acompanhado por funcionários da Vigilância Municipal em tempo real”, afirmou. Ele explica que é possível também ter acesso a um banco de imagens, que ficará arquivado.

Na central de monitoramento, na sede da Vigilância Municipal, seis profissionais já receberam treinamento pela empresa prestadora de serviço. O chefe da Vigilância Municipal, Getúlio Barcellos, explica que os profissionais ficarão encarregados da observação do movimento captado pelas câmeras. “Se constatada qualquer anormalidade, a Central de Operação da empresa responsável pela instalação das câmeras e a Vigilância Municipal serão acionadas e viaturas de apoio serão enviadas imediatamente até o local da ocorrência”, finaliza Getúlio.

Além do videomonitoramento nos prédios públicos, a Prefeitura de Viamão está com o projeto de implantação de um sistema semelhante em algumas ruas do Centro da Cidade. Este tema foi pauta de inúmeras reuniões entre a Prefeitura e diversos segmentos da sociedade, tais como, OAB, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Defesa Civil, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acivi) e Sindilojas. De acordo com o prefeito, Valdir Bonatto, a ideia é fazer o cercamento da área e inibir a ação de criminosos. Bonatto ressalta ainda que o processo licitatório para contratação da empresa já está sendo providenciado e que a elaboração do termo de referência já foi iniciado.

Saiba mais sobre o videomonitoramento no Centro

Num primeiro momento, serão implantadas 20 câmeras no Centro, com uma base na Prefeitura, que terá monitoramento 24 horas, com espelhamento para a Brigada Militar. A tecnologia deve ser de última geração, com câmeras com ângulos de visão em 180o e 360o.

Confira os locais:

Avenida Bento Gonçalves, esquina Capitão Emílio Nunes;

Avenida Américo Vespúcio Cabral, esquina ERS 040;

Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, esquina ERS 040;

Rua Coronel Mário Antunes da Veiga, esquina ERS 118;

Rua José Garibáldi, esquina ERS 118;

Avenida Bento Gonçalves, esquina ERS 118;

Avenida Mendanha, esquina ERS 040;

ERS 040, esquina acesso ao Caminho do Meio e Cocão;

Avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, esquinas Isabel Bastos e Cirurgião Vaz Ferreira;

Avenida Bento Gonçalves, esquina Isabel Bastos;

Rua Isabel Bastos, esquina Dr. Coracy Prates da Veiga;

Avenida Coronel Marcos de Andrade, esquina Francisco Ferreira Filho;

Avenida Bento Gonçalves, esquina Daltro Filho;

Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição;

Rua Coronel Mário Antunes da Veiga, na Praça da Bandeira;

Avenida Bento Gonçalves, esquina Açores;

Avenida Coronel Marcos de Andrade, esquina Coronel Mário Antunes da

Rua Cirurgião Vaz Ferreira, esquina Osvaldo Aranha;

Rua General Osório, junto ao Calçadão Tapir Rocha.