26 AGO 2014
Semana da Pessoa com Deficiência apresenta as políticas integradas

As secretarias de Cidadania e Assistência Social, Educação e Saúde estão realizando a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento está sendo realizado de forma integrada, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf (rua Marechal Deodoro, 220, Centro). Na abertura, o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, lembrou o compromisso de governo, que é fazer a cidade avançar. “Estamos atualizando a legislação, construindo planos municipais, realizando obras de infraestrutura, de pavimentação, com rebaixamento de calçadas, propiciando a acessibilidade e diminuindo as dificuldades no dia a dia. As políticas públicas estão integradas, proporcionando um atendimento melhor ao cidadão e mais qualidade de vida”, expressa o vice-prefeito.

A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado por sua pasta, como o acompanhamento de acamados, o consultório de rua (atende os moradores de rua), os testes visuais e auditivos aos recém-nascidos – com a intenção de detectar possíveis doenças e iniciar o tratamento preventivo imediato, se for constatada alguma anormalidade –, atendimento aos alunos da Apae, aumento do número de sessões de fisioterapia – de 4 mil para 8.500 por mês. “Muitas pessoas não sabem, mas o SUS também disponibiliza a reabilitação visual e a reabilitação auditiva, com prótese”, explica.

A rede municipal também está preparada para atender aos alunos com necessidades especiais em 40 escolas, beneficiando 600 alunos, conforme a diretora-geral de Educação, Rejane Viegas. “Estamos adquirindo 12 laboratórios de aprendizagem para dificuldades acentuadas, móveis adaptados para ensino fundamental e educação infantil. Compramos e estamos testando, duas pracinhas adaptadas, que estão nas escolas Possidônio e Humberto de Campos, e estamos em processo de compra de dois ônibus adaptados para fazer o transporte escolar na zona urbana.”

Já a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, apresentou os dados coletados pelo IBGE no último Censo, onde são consideradas 23.160 pessoas com alguma deficiência, no município. “Temos cadastradas no Bolsa Família 24.800 famílias, sendo 12.832 beneficiárias do recurso. Das cadastradas, 1.762 possuem integrantes com alguma deficiência, sendo beneficiadas 934 famílias”.

A diretora da Apae, Carla Irigaray Costa, apresentou um vídeo com os relatos de experiências dos seus professores e alunos. À tarde, foi apresentado um painel sobre a acessibilidade e mobilidade na zona urbana e os testes preventivos para recém nascidos disponíveis na rede municipal de saúde. A Semana será encerrada dia 28, a partir das 9 horas, com a apresentação dos resultados da aplicação dos questionários do BPC Escola, com as ações do Ministério Público que estão feitas em prol das PcD e com os relatos das experiências de inclusão.