19 AGO 2014
“Um salto no espaço” é o tema da formação continuada em artes

A aula inaugural da 8ª edição do Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), destinado aos professores de educação artística e outros educadores interessados da rede municipal, aconteceu no último sábado, dia 16. A formação, com base na exposição “Um salto no espaço”, será ministrada no auditório da Secretaria de Educação (Calçadão Tapir Rocha) por facilitadores da Fundação.

Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, ressaltou o investimento do município na educação e na qualificação dos professores. “Essa importante parceria com a Fundação Vera Chaves Barcelos, que fazemos a questão de renovar anualmente, qualifica os professores para que produzam uma aula mais atraente aos alunos e proporciona atividades culturais também para a comunidade escolar.” A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, salienta que a procura dos professores é cada vez maior, mesmo o curso sendo ministrado aos sábados. “A troca de experiências entre os artistas e a rede é riquíssima e proporciona uma nova leitura das obras de artes.”

O primeiro encontro foi ministrado pela artista plástica Margarita Kremer, que abordou as práticas em sala de aula e a elaboração e supervisão de projetos articulando escola, formação continuada e material didático. O próximo encontro acontecerá na Sala dos Pomares, na Sede da FVCB, data em que a exposição Um Salto no Espaço será aberta ao público. Margarita fará uma visita mediada com os professores.

No cronograma da formação constam: encontro com a historiadora e crítica em arte Paula Ramos e ações educativas ocupando o espaço da escola. A aula final será realizada na Feira Literária, em dezembro. O Programa Educativo promove visitas mediadas, encontros com teóricos e artistas, distribuição de material educativo com propostas de atividades transdisciplinares e envio quinzenal do Canal do Educador (boletim que reúne programação cultural, dicas de cursos, textos e links para pesquisa on-line).

Um salto no espaço

É uma múltipla abordagem do espaço, tanto de sua forma mais literal, sua ocupação física, como de sua forma conceitual ou metafórica. Do espaço íntimo ao espaço urbano, do universo psicológico ao território social, da reconstrução ficcional ao documento do real, do cheio ao vazio, do sólido ao etéreo, da presença material ao jogo da imaginação. Um mergulho em tudo aquilo que pode gerar um trabalho artístico que se ofereça ao espectador como espaço de reflexão.