18 AGO 2014
Mulheres Mil terá segunda turma em Viamão

A aula inaugural da segunda turma do Programa Mulheres Mil ocorre nesta terça-feira, dia 19 de agosto, a partir das 15h, no CTG Pealo da Estância, que fica localizado ao lado da EMEF Luciana de Abreu (Rua Dario Gonçalves, na Parada 18, Vila Augusta). O Programa Mulheres Mil é desenvolvido pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Em 2013, o Programa Mulheres Mil foi implantado no município com a formação e certificação de 89 alunas no curso de auxiliar de confeitaria.

Curso de Manutenção Predial

Nessa segunda etapa do programa será ofertado o curso de Auxiliar de Manutenção Predial para 25 mulheres das Augustas, uma das exigências é ser moradora da região, e outro aspecto relevante para a escolha do curso foi o Projeto de Habitação Popular que está sendo desenvolvido naquela localidade. O Programa fomenta, além da formação, a inserção das mulheres em projetos de trabalho e geração de renda, com possibilidades de organização de cooperativas e/ou associações. As alunas terão aulas de pintura, colocação de pisos e azulejos, conteúdos de hidráulica e de elétrica, além de noções básicas de português e matemática, saúde e direitos da mulher.

A qualificação terá 180 horas e as aulas iniciam no dia 20 de agosto, no turno da tarde, das 13h30min às 17h30min. As aulas acontecem na Escola Municipal Ensino Fundamental Luciana de Abreu e toda aluna receberá lanche e material didático necessário. Como incentivo de permanência no curso, cada matriculada receberá uma ajuda de custo, de acordo com a sua frequência escolar. Ao longo da capacitação as mulheres serão avaliadas e, ao final, receberão certificados de conclusão. A previsão é que a formatura ocorra no dia 11 de dezembro.

Parcerias: A Secretaria Municipal de Educação captou parceiros que farão a doação do material que será utilizado durante as aulas práticas – fios, tintas, tubos, etc. Com esses materiais, as alunas poderão colocar em prática todo aprendizado adquirido durante as aulas teóricas. O município conseguiu a parceria das seguintes empresas: Tintas Coral, Tubos e Conexões Tigre e Madeireira Tarumã.

Início de mais três cursos do Programa Mulheres Mil em setembro

Em setembro, mais 75 mulheres de outras regiões da cidade vão iniciar em três novas turmas do Programa Mulheres Mil em Viamão, totalizando 100 mulheres nessa segunda etapa do programa. As alunas serão divididas entre os cursos de Auxiliar de Manutenção Predial (turma II), Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil. Os cursos serão ministrados no prédio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Saiba mais sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. Mulheres Mil visa a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres desfavorecidas, criando as condições necessárias para que essas mulheres incrementem seu potencial produtivo, promovam a melhoria das condições de vida de suas famílias, de suas comunidades e contribuam para o crescimento econômico sustentável.