12 AGO 2014
Reunião entre Prefeitura e Unidos de Vila Isabel

Fundada em 7 de abril de 1979, a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel é a única representante viamonense no Carnaval de Porto Alegre. A quadra de ensaios da escola está localizada na Rua Marcelino Pacheco, no bairro Santa Isabel. O local pertence à Prefeitura de Viamão, porém a entidade carnavalesca possui a cessão de uso da área há cerca de 30 anos. No sábado, 9 de agosto, o prefeito Valdir Bonatto, o vice-prefeito André Pacheco e o engenheiro da prefeitura Nilton Magalhães estiveram na quadra para participar de uma reunião com a direção e integrantes da Escola, e o objetivo foi esclarecer uma possível mudança de endereço.

Na abertura, o presidente da entidade carnavalesca, Cleber Tavares, explicou que o Ministério Público abriu um inquérito civil, no qual apura os transtornos gerados pelo barulho excessivo e a movimentação intensa durante o término dos ensaios e das festas que são realizadas na quadra – com intensificação nos dias próximos ao desfile oficial. O presidente da entidade, explicou que já houve uma interdição em 2013 pelo MP e que hoje, a escola conta com um alvará provisório fornecido pela prefeitura. O MP apresentou três possibilidades à escola, a primeira seria continuar no local e construir uma quadra que respeite os requisitos técnicos exigidos pela legislação e também a realização de campanhas educativas para que os transtornos nas saídas das festas sejam amenizados. A segunda alternativa seria permanecer no local e antecipar os horários de ensaio e por último, sair do atual local para um outro que não prejudique os moradores do entorno e que fosse possível também a movimentação durante a madrugada. Ele explicou ainda que a escola tem até setembro para definir uma solução.

O prefeito Bonatto foi chamado para a reunião porque a prefeitura é proprietária da área que a Vila Isabel vem ocupando ao longo dos últimos 30 anos. Bonatto se mostrou parceiro em buscar uma solução que atenda às exigências do MP e que também possa satisfazer as necessidades da Escola. Sugeriu que fosse construído um novo espaço que acolheria a escola de samba, dando autonomia e espaço para a realização de seus trabalhos e ao mesmo tempo, teria uma gestão compartilhada. “Esse local seria um Centro de Cultura em que as secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura poderiam desenvolver um trabalho de resgate de cidadania, geração de emprego e renda, além de atividades sociais”. O prefeito explicou que essas atividades não iriam interferir no trabalho da escola e que respeitaria o estatuto da agremiação. “O local vai ser utilizado potencialmente pela Vila Isabel, mas o espaço tem que ter atividade permanente, principalmente naqueles momentos em que a escola não estiver ocupando. Temos certeza que a escola vai crescer ainda mais como entidade carnavalesca”, destacou Bonatto.

A área indicada pela prefeitura fica na continuação da Av. Liberdade e o espaço é cinco vezes maior que a atual sede da Escola de Samba, outro detalhe é que não existe vizinhança próximas a esse local – possui um entorno de preservação. O prefeito ressaltou também que o Centro de Cultura fará parte do Plano Municipal de Turismo que está sendo construído. O prefeito ressaltou ainda que será necessário criar uma comissão com representantes da escola e da prefeitura, para que se estabeleça os critérios da gestão compartilhada. Outro aspecto apontado pelo prefeito é que as cores e a identidade visual da agremiação devem ser mantidos. “A alma da escola tem que estar lá”, garantiu o prefeito.

Para finalizar, o prefeito Bonatto falou que o próximo passo é buscar um entendimento junto ao MP para a construção de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), onde possa garantir que a Vila Isabel possa permanecer no atual local até a construção desse novo projeto, para que não prejudique o carnaval de 2015. Ficou acordado que a prefeitura terá um prazo de 60 dias para apresentar um anteprojeto, para que em outubro, o Executivo possa incluir o novo projeto no orçamento anual do município para o ano de 2015.