11 AGO 2014
PC realiza operação de destruição de material pirata com apoio da Prefeitura

Na última sexta-feira, dia 8, a 3ª Delegacia de Polícia Civil trouxe para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos cerca de 25 mil mídias de Cds, DVDs e jogos para serem destruídos com o rolo compactador. A ação foi autorizada pelo Poder Judiciário e teve o apoio da Prefeitura de Viamão. De acordo com o delegado da 3ª DP, Paulo Prado, o material é resultado de apreensões da Polícia Civil e Brigada Militar realizadas desde 2010.

“Os depósitos do Foro estão abarrotados de objetos apreendidos e, a partir de 2010, o Poder Judiciário tem nos encaminhado estas apreensões. Agora, nós também estamos com os nossos depósitos lotados e tivemos que disponibilizar salas e até a garagem dos veículos da DP para armazenar esses produtos de crime”, explica Prado. O delegado contou que encaminhou um requerimento para o Poder Judiciário solicitando a destruição de todo o material que estava armazenado, sendo prontamente atendido. Para a operação, a Polícia Civil organizou uma força-tarefa, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT) e Obras e Serviços Públicos (Smosp), onde o material foi transportado até o local da inutilização sob escolta policial.

Recentemente a SMDEICT realizou a inutilização de material “pirata” vendido irregularmente na região da Santa Isabel, quando foram apreendidos mais de uma centena de itens, entre CDs e DVDs. A destruição dos produtos ilegais protege marcas e patentes de acordo com a lei da pirataria. Segundo o secretário da pasta, Túlio Souza, as ações de apreensão são efetuadas regularmente. “Os fiscais estão cumprindo a lei. Esses produtos são apreendidos durante operações de rotina, ou por denúncia, na qual solicitamos o acompanhamento da Brigada Militar”, encerra.

Saiba mais

• Baixar vídeos na internet, produzir e vender DVDs piratas são atividades classificadas como crime, conforme o Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa.

O que é qualificado como pirataria
- qualquer reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto, ou indireto, por qualquer meio, de obra intelectual sem autorização expressa do autor, do intérprete ou executante, ou de quem a represente;

- qualquer tentativa de lucro através de distribuição, venda, locação, armazenamento, ocultação, exposição à venda, empréstimo e introdução no país, de original ou cópia de obra intelectual reproduzido com violação dos direitos de propriedade intelectual;
- o oferecimento público de qualquer obra sem autorização, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema, com objetivo de conseguir lucro.

Pesquisa

Em 2004, foi realizada uma pesquisa com 25 mil internautas brasileiros, revelando que 97% deles já compraram filmes ou discos piratas; 50% compraram, pelo menos uma vez, DVDs ou fitas piratas; e, 8% disseram que sempre compram CDs piratas. Estima-se que o mercado ilegal de produtos piratas, nesse mesmo ano, movimentou em torno de R$ 63 bilhões, dos quais cerca de R$ 28 bilhões deixam de ser arrecadados pelos cofres públicos. Atualmente, a estimativa da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) é de uma evasão fiscal de R$ 40 bilhões por ano. Na lista da entidade, os produtos mais pirateados e falsificados são: autopeças (com perdas de R$ 3 bilhões anuais), cigarros (R$ 2 bilhões); combustíveis (R$ 1,9 bilhão), higiene e limpeza (R$ 1,5 bilhão), CDs e DVDs (R$ 1,3 bilhão), e artigos de moda (R$ 1,2 bilhão).