07 AGO 2014
Volta às aulas com Hora do Conto

“Vovó faz salgados e doces deliciosos, conta histórias maravilhosas e faz lindas peças com sua máquina de costura. Um dia, costurando retalhos e memórias para fazer uma colcha, ela ensina Felipe, seu curioso neto, o significado da palavra saudade.” Assim começou a Hora do Conto na volta às aulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Pereira Rodrigues, localizada na Augusta. O conto foi narrado por uma professora caracterizada de vovó, que chega de surpresa na sala de aula e de imediato é acolhida pelas professoras e crianças, numa roda.
A “vovó” faz uma leitura interativa do livro “A Colcha de Retalhos”, obra de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro. De acordo com a diretora da instituição, Vanessa Bastos, a Hora do Conto, que já existia na escola, recebeu essa proposta dramatizadora e interativa, das professoras Célia Rodrigues, Patrícia Vianna e Rosiane Seabra, responsáveis pelas turmas do Jardim 1 e 2 e do 1º ano.
As docentes fazem parte do projeto Pacto pela Alfabetização e irão iniciar um trabalho de prevenção à repetência, com reforço escolar. “Elas planejaram esse momento no recesso escolar como forma de integrar as três turmas. Os alunos adoraram o momento e interagiram com a narrativa. No final, todos vieram contar a história para mim, que não pude participar. Foi muito legal”, conta, feliz, a diretora.

Melhores Leitores
A EMEF Lauro Pereira Rodrigues também desenvolve o programa “Melhores Leitores”, que consiste no incentivo à leitura. “O aluno vai até a biblioteca, retira uma obra e na hora da entrega ele tem que contar a história que leu à atendente. Além de incentivar a leitura, estamos incentivando a compreensão da obra e o ponto de vista dos alunos”, explica Vanessa. Após a narrativa do aluno, a atendente anota o nome do estudante e a obra que leu numa ficha evolutiva. No mês de outubro será feito um levantamento dos 10 alunos que mais retiraram livros, quais as obras mais lidas e o professor que mais os incentivou.