28 JUL 2014
Dia D contra a hepatite B

Hoje, dia 28 de julho, é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e o Dia D contra a hepatite B. Durante a semana, a equipe de Epidemiologia estará visitando todas as unidades de saúde, orientando sobre os tipos de hepatites e suas formas de transmissão. Até o dia 1º de agosto, todas as unidades de saúde estarão realizando a vacina contra o tipo B da hepatite, com demanda espontânea a todas as pessoas que procurarem a unidade.

A partir da próxima semana, a imunização será aplicada somente à população até 59 anos. A imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Carmen Pereira, a vacinação contra o vírus da hepatite em crianças faz parte do calendário vacinal obrigatório. “Em se tratando de saúde pública, nossa preocupação maior é com a prevenção. Em muitos casos a hepatite viral é assintomática, por isso a importância de como prevenir o contágio, verificar o diagnóstico e o tratamento será disponibilizado em todas as unidades de saúde de Viamão. Além das hepatites virais existem as hepatites medicamentosas e também as hepatites causadas pelo uso abusivo do álcool”, explica. Para receber a imunização basta levar a carteira de vacinação ou de identidade.

Ação:

No dia do Motorista, 25 de julho, em parceria com a Shell e o Posto da Figueira, a Secretaria da Saúde disponibilizou duas unidades móveis de saúde, para realizar aplicação de vacinas contra a hepatite B e influenza (gripe), atendimento odontológico, exame preventivo do câncer de mama e do colo do útero, orientações nutricionais e sobre o combate à dengue. As unidades estiveram junto ao Posto da Figueira, em Águas Claras.

Prevenção:
De acordo com o Ministério da Saúde, evitar a doença é muito fácil. Basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Saiba mais:

• A hepatite do tipo B, causada pelo vírus B (HBV), é uma doença infecciosa. Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível.

• É transmitida: por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings; por transfusão de sangue contaminado.

• A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Mas, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.

• A hepatite B pode se desenvolver de duas formas: aguda e crônica. A aguda é quando a infecção tem curta duração. Os profissionais de saúde consideram a forma crônica quando a doença dura mais de seis meses. O risco da doença tornar-se crônica depende da idade na qual ocorre a infecção. As crianças são as mais afetadas. Naquelas com menos de um ano, esse risco chega a 90%; entre 1 e 5 anos, varia entre 20% e 50%. Em adultos, o índice cai para 5% a 10%.

• O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado.

(Fonte: Ministério da Saúde)